A Prefeitura Municipal de Belford Roxo, através da Superintendência da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Governo, realizou, na última sexta-feira (28 de agosto), no auditório da Fabel, a IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Belford Roxo. O evento teve como objetivo o fortalecimento dos mecanismos institucionais de defesa dos direitos das mulheres em sua diversidade.
Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, a conferência foi dividida em quatro eixos: “Contribuição dos conselhos de direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito Municipal, Estadual e Federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.
Dentre esses eixos, serão analisadas situações e estabelecidas diretrizes que indiquem caminhos para que se possa atingir aos desejos e necessidades expressas pela população. O evento foi aberto a toda população belforroxense e contou com a participação de instituições governamentais e não-governamentais, além de redes de proteção em defesa da mulher.
Segundo a superintendente Vera Lucia do Amaral, a Conferência tem o intuito de fortalecer a política pública para a mulher. "Temos buscado fortalecer a rede de proteção à mulher, combatendo a violência doméstica, não só a física, mas a psicológica também. Dando a capacitação para que elas saiam do estado de submissão do marido agressor. Além disso, queremos mulheres mais atuantes na política, porque, dessa forma, teremos ainda mais voz na sociedade. Agora é tempo de plantar a semente para que possamos colher mais tarde", afirma.
Também estiveram presentes da Conferência o prefeito Dennis Dauttmam, as secretárias de Assistência Social e Direitos Humanos, Sula do Carmo, de Ciência e Tecnologia, Dilceia Quintela, de Assunto Especiais, Raquel Borges, de Saúde, Sandra Araújo, a superintendente de Políticas Intersetoriais para as Mulheres, Ciomara Santos, os secretários de Governo, Marcio Valério, de Habitação Urbanismo, Jaco, entre outras autoridades.
Belford Roxo ganha Toten Lilás
Através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, a Prefeitura apresentou às mulheres belforroxenses o Toten Lilás - computador interativo que as auxiliam com informações sobre violência doméstica – durante a Conferência de Políticas para Mulheres.
O equipamento, que será implantado no Hospital Municipal Jorge Júlio Costa Dos Santos, p Hospital do Joca, possui tecnologia 'touch screen'. Com um simples toque na tela, as mulheres poderão consultar lista com endereços e telefones dos principais serviços de atendimento que integram a rede proteção social, além de informações sobre saúde e segurança oferecidas na cidade.
As pesquisas são anônimas. Para acessar é preciso informar apenas o município onde mora e a idade. A partir dessas informações, o Governo do Estado vai mapear, por faixa etária, a situação da rede de atendimento especializada de acordo com cada necessidade.
Fonte: Imprensa PMBR
Fotos Marcos Paulo
0 Comentários