Felipe Rigaud, organizador do evento, com as atendentes Bruna Lessa e Lidiane de Oliveira Foto: Cléber Júnior / Extra |
Doze mil mudas viajaram cerca de 500km, de Holambra, em São Paulo, até Meriti, para o Festival das Flores, que acontece até o próximo domingo no Shopping Grande Rio, celebrando a chegada da primavera. Todas as plantas estão sendo vendidas por preços populares.
São mais de cem espécies entre orquídeas, samambaias, cactos, begônias, tuias, carnívoras e bonsais, além de plantas ornamentais e medicinais em exposição.
O evento traz à Baixada um pedacinho da cidade de Holambra que, apesar de ter pouco mais de 15 mil habitantes, concentra a maior produção de flores ornamentais do país. O festival ocorre em diversas cidades do Brasil. No Rio já está em sua segunda edição.
— Rodamos o ano inteiro levando a produção de Holambra para o Brasil. Todas as flores da mostra são produzidas lá — explica o organizador Felipe Rigaud.
Como Holambra é uma cidade com o cerrado como vegetação típica e clima que vai dos 5°C aos 35°C, as flores resistem bem ao forte calor da Baixada.
— Todas são produzidas o ano inteiro e se dão bem com o clima quente, desde que recebam os cuidados específicos — explica o organizador do evento.
Engana-se quem pensa que orquídeas e rosas são as mais procuradas. As plantas que fazem mais sucesso são as carnívoras e os bonsais, que têm várias versões de árvores frutíferas:
— Temos parreira, amoreira, goiabeira, pitangueira e jamboeiro, que são os mais comprados. Principalmente quando já estão com os frutos, como as parreiras — destaca Felipe.
Quem for ao festival pode encontrar mudas com preços entre R$ 4,50 e R$ 35. A operadora de caixa Mayara Pimentel, de 20 anos, não resistiu a um cacto florido:
— Achei muito bonitinho e meigo, por isso resolvi comprar para minha chefe.
O Festival das Flores é gratuito e acontece das 10h às 22h, na praça em frente à loja C&A. O Shopping Grande Rio fica na Rua Maria Soares Sendas 111, em São João de Meriti. Mais informações no 2430-5111.
O tipo ideal para acertar no amor
Entre as flores, a que mais faz sucesso é a crista de galo, disponível nas cores vermelha e amarela. Para quem quer ser romântico e sair do mais do mesmo, o organizador dá uma dica preciosa:
— Ao invés de botão de rosa, que é batido, melhor dar azaleias, orquídeas ou begônias. Essas três são infalíveis.
O público que tem dado uma espiadinha entre os vasos é variado, vai de crianças a idosos. Para não cometer erros na escolha, Felipe ensina:
— Os homens preferem os bonsais, as mulheres adoram azaleias e rosas do deserto e as senhoras sempre levam a crista de galo. Já as crianças amam os cactos.
Quem acha que não tem jeito para plantas, não precisa se sentir intimidado. A equipe do festival ajuda a encontrar a espécie perfeita. Para os mais esquecidos, por exemplo, o organizador indica a roseira por ser a flor que mais resiste sem água:
— Orientamos como cuidar de cada planta. Algumas a pessoa pode replantar e outras pode até conseguir reproduzir em casa.
Fonte: Bibiana Maia/EXTRA
0 Comentários