Ticker

8/recent/ticker-posts

Neste dia 2 de Julho comemora-se o DIA DOS BOMBEIROS... Homenagem do Blod do Lote XV ao Dia dos herois!!!



Histórico do Corpo de Bombeiros no Brasil

Corpo de Bombeiros no Brasil
No Brasil, a história do Corpo de Bombeiros começa em 1856, no dia 2 de Julho. O Decreto, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro. Foram reunidas as seções de Bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios na Casa do Trem (Arsenal de Guerra). 

O primeiro serviço contra incêndios era responsável por orientar medidas de socorro, cabendo a equipe técnica a supervisão dos trabalhos de salvamento e extinção do fogo. Apesar dos equipamentos utilizados serem rudimentares, a cidade já não se mobilizava desordenadamente. Aos poucos, ia-se organizando o núcleo oficial do Corpo de Bombeiros.

Os arsenais deixaram de ser os únicos responsáveis pelos incêndios, embora contassem com melhores equipamentos e pessoal mais especializado, possuíam a colaboração da Repartição de Obras Públicas e de funcionários da Casa de Correção.
Especial Clipe do Cantor Gospel FERNANDINHO, do filme "Prova de Fogo"
Naquela época, o sinal de fogo era dado por tiros de peças do Morro do Castelo, onde uma bandeira vermelha era içada. Em seguida, o toque era convencionado do sino da Igreja de São Francisco de Paula, indicando o lugar do sinistro. 

Em 1880, a Corporação passou a ter organização militar e, foram concedidos postos e insígnias aos seus componentes. Com o passar dos anos, equipamentos mais sofisticados foram fornecidos e viaturas mecânicas passaram a ser utilizadas.

Atualmente, é no dia 2 de Julho que se comemora o Dia do Bombeiro, que hoje não só apaga incêndios, mas se responsabiliza pelos atendimentos pré-hospitalares em caso de trauma, salvamentos em altura e em meio líquido, além das atividades de busca e defesa civil. PARABÉNS A TODOS OS AMIGOS E AMIGAS BOMBEIROS MILITARES DE BELFORD ROXO E MUNICÍPIOS VIZINHOS em especial ao amigo Arruda, Joel e sua filha Roberta, Foca, ao amigo Minguta, e ao comando e a todos os Combatentes do Grupamento dos Bombeiros em Belford Roxo

Fonte: Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná
Matéria Especial: Rogerio Gomes/Blog do Lote XV

Postar um comentário

0 Comentários