Ticker

8/recent/ticker-posts

Da Ficção Cientifica pra realidade: Tesla sairá na frente com carros autônomos capazes de andarem sozinhos.

Tesla Model S Foto: divulgação Reuters



DETROIT - A fabricante de carros elétricos Tesla Motors planeja atualizar o sedã Modelo S para dispensar o uso das mãos para dirigir, disse nesta quinta-feira o presidente-executivo da companhia, Elon Musk.

O recurso de direção autônoma começará a ser oferecido dentro de três meses — cerca de um ano antes do que em outras marcas. O sistema só entrará em ação quando o carro estiver transitando por rodovias e integra atualizações de software gratuitas para donos do Model S, disse Musk. Além disso, o dispositivo equipará o utilitário Modelo X, próximo lançamento da marca.

Tesla Model S Foto: James Lipman
Outro recurso que será entregue ainda este ano permitirá aos donos comandarem seu carro remotamente a partir da garagem. Bastará apertar o botão "Summon" (chamar) no celular que o Tesla virá encontrar seu dono. Apertando outra vez, o carro estacionará na vaga.

O presidente da Tesla só não detalhou como implantará o sistema de direção autônoma apenas modificando os softwares do carro - até hoje, todos os protótipos de carros que andam sozinhos dependem de sofisticadas câmeras com visão estereoscópica e sistemas de radares.

Os criadores dizem que o carro autônomo é dez vezes mais seguro que um automóvel convencional. Resta ver se o dispositivo funcionará bem e quais serão as consequências legais do primeiro acidente.
  
A Tesla está entre as várias fabricantes de automóveis, incluindo BMW, Audi e Mercedes-Benz, a oferecer atualizações que oferecem atualização de softwares por sistema sem fio para seus veículos.

Nesta quinta-feira, a marca americana de elétricos anunciou ainda o lançamento de um recurso para alertar os motoristas que a baterias está para descarregar. Além disso, será carregado um programa para planejar viagens e ajudar a mapear melhores rotas, contou Musk.

Haverá ainda uma função para evitar problemas quando o carro tem que ser deixado com um manobrista. O “valet mode” limita a velocidade do automóvel e o acesso a informações confidenciais.

Fonte: Extra/Globo

Postar um comentário

0 Comentários