Especialistas se surpreendem com o baixo rendimento na redação do Enem 2014. Foram cerca de 529 mil candidatos com nota zero em redação, ou melhor, 8,5% do total de candidatos. Nas redações, avalia-se o conhecimento em relação ao tema apresentado, à organização das ideias, aos conhecimentos linguísticos, objetividade, clareza e outras habilidades e competências.
Na sociedade atual, no dia a dia, nas diversas profissões, é de grande importância produzir textos, porém ainda é difícil para as pessoas, de uma forma geral, por exigir leitura e conhecimento da atualidade. Preocupados com os resultados do vestibular, educadores incentivam a produção de textos nas escolas.
A Secretaria de Educação de Belford Roxo , através da Subsecretaria Pedagógica, realizou a segunda edição do Concurso Cultural de Redação, no dia 26 de março. O objetivo da atividade foi incentivar e/ou despertar nos alunos o gosto pela pesquisa, pela leitura e pela escrita.
O tema escolhido foi cidadania, com ênfase num trecho do Hino Municipal, que diz “Essa gente que progride, que trabalha, que estuda. Essa gente que decide o que é bom para o lugar”.
O assunto sugeriu uma reflexão entre os alunos quanto ao seu papel de cidadão no universo do município, apontando alternativas para a melhoria do lugar onde vivem e da qualidade de vida. Participaram do concurso alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade, divididos em três categorias. Os primeiros colocados de cada categoria receberão notebooks, bicicletas e tablets.
Os resultados foram divulgados no dia 6 de abril. A cerimônia de premiação acontecerá na próxima segunda-feira, na Casa de Cultura, na abertura da Semana Literária de Belford Roxo.
VALORIZAÇÃO
O secretário de Educação de Belford Roxo, Wagner Turques, tem como proposta incluir o concurso no calendário escolar e valorizar temáticas que visem reflexão e ação quanto ao lugar onde os alunos vivem.
Fonte: Extra - Mais Baixada
0 Comentários