Nesta sexta-feira, 17 de outubro, foi encerrada a Semana Municipal da Ciência e Tecnologia de Belford Roxo. O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e teve dentre outros objetivos divulgar os trabalhos realizados pelos alunos do 6° ao 9° ano rede municipal de ensino. Dois projetos foram escolhidos para representar Belford Roxo na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (VIII FECTI), que acontece nos dias 15 e 16 de novembro de 2014, na Quinta da Boa Vista.
Na categoria de alunos do 6° e 7° ano, o trabalho que ficou em primeiro lugar foi o “Verde Vida. Advinha o que eu sou?”, apresentado pela Escola Municipal Herculano de Mattos, com objetivo de atentar para a preservação ambiental. Já os estudantes do grupo do 8° e 9° ano, venceram com o projeto “Energia: Origens, fontes e uso consciente”, elaborado pela E.M. Miguel Ângelo Leone. A iniciativa teve finalidade esclarecer a importância da energia, explicar os tipos e processos de fabricação, bem como, estimular o uso consciente da mesma.
Os alunos da escola Miguel Ângelo Leone, bicampeã na disputa, ficaram surpresos com a vitória. “Não imaginei que fossemos ganhar. Nosso trabalho foi simples, mas, objetivo. Ficamos felizes com a conquista e agora vamos nos preparar para representar nossa cidade na disputa estadual”, disse a aluna Shirley Ferreira, de 15 anos, uma das responsáveis pelo projeto vencedor.
A programação da Semana da Ciência e Tecnologia de Belford Roxo incluiu ainda a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMUCTI), onde escolas da rede pública de ensino puderam expor seus trabalhos relacionados ao tema. As atividades fizeram parte do cronograma da 11ª Edição da Semana Nacional sobre o assunto, que aconteceu simultaneamente em mais de 50 cidades do país. Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a iniciativa tambémteve como intenção popularizar a divulgação científica e tecnológica para alunos dos ensinos fundamental e médio.
A Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Dilcéia Quintela, encerrou a campanha já fazendo um convite para que as escolas participem do evento ano que vem. “Fechamos a Semana com um saldo muito positivo. Tivemos ótimos trabalhos apresentados e espero que isso se repita em 2015. Quero agradecer ao empenho da minha equipe, da prefeitura e de todas as escolas que ajudaram este projeto dar certo”, frisou.
Em Belford Roxo, a Semana da Ciência e Tecnologia contou com a parceria das secretarias de Educação, Saúde, Assuntos Especiais e Cultura e Lazer, teve o apoio do Consórcio Cederj, da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e do Colégio Abeu, além da colaboração da Bayer do Brasil, da Attiva Sistemas, da WR e da Revista Ciências Hoje.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMBR
Fotos: Leonardo Hortêncio
0 Comentários