Ticker

8/recent/ticker-posts

ATENÇÃO: Belford Roxo não terá voto em trânsito.

Dos 92 municípios onde poderiam ser instaladas sessões especiais para o voto em trânsito, apenas Belford Roxo não alcançou o número mínimo de pessoas interessadas e, por isso, a cidade não contará com urnas para essa modalidade. Os eleitores que haviam solicitado para votar em Belford Roxo terão a habilitação cancelada e deverão justificar a ausência ou votar na seção de origem

Para o primeiro turno, 48 solicitações foram feitas e, para o segundo, 46. As sessões só foram criadas em municípios onde os cartórios eleitorais registraram, pelo menos, o interesse de 50 eleitores.

O voto em trânsito permite que pessoas que estão fora do domicílio eleitoral votem em outro local para presidente e vice-presidente da República, mesmo sem ter solicitado a transferência do título, mas desde que tenha solicitado à Justiça Eleitoral para votar em trânsito.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 84.418 eleitores foram cadastrados para votar em trânsito no primeiro turno das eleições presidenciais. O tribunal recebeu outros 79.513 registros em caso de um eventual segundo turno. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados mais procurados pelos eleitores que vão votar fora de seu domicílio eleitoral.

Desta vez, não só as capitais estão aptas a oferecer a modalidade de voto em trânsito, mas também os municípios com mais de 200 mil eleitores. Nas eleições de 2010, essa possibilidade ficou restrita às capitais. Naquele ano, 80.419 eleitores registraram o pedido para votar em trânsito no primeiro turno e 76.458 no segundo turno.
Fonte: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários