Cerca de 145 mil famílias da Baixada Fluminense com crianças até 7 anos ou gestantes que recebem o Bolsa Família têm até amanhã para realizar o acompanhamento de saúde nas unidades básicas de saúde do município.
No acompanhamento, são verificados o calendário de vacinação das crianças, o peso e a altura para a avaliação nutricional e o acompanhamento do pré-natal das gestantes. As famílias devem levar o cartão do Bolsa Família ou o cartão de saúde.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, nos 13 municípios da Baixada, 223 mil famílias devem fazer o acompanhamento de saúde das crianças, mas apenas 78 mil compareceram às unidades de saúde dos municípios nos últimos seis meses e estão com os dados atualizados.
A cidade com mais famílias que ainda não fizeram o acompanhamento é Nova Iguaçu, onde 36.875 beneficiários precisam atualizar suas informações. Na sequência vem Duque de Caxias, com 33.425, e Belford Roxo, com 22.121 famílias.
No caso de os dados não serem atualizados dentro do prazo, as famílias podem ser advertidas, ter o benefício bloqueado por até 60 dias ou até mesmo cancelado. Ao todo, na Baixada, 138 mil crianças até 7 anos e cerca de 9 mil gestantes têm as suas informações de saúde acompanhadas pelo programa Bolsa Família. O resultado do acompanhamento é registrado no sistema de gestão do programa Bolsa Família na Saúde uma vez por semestre.
Fonte: Extra - Mais Baixada
0 Comentários