Ticker

8/recent/ticker-posts

10º Encontro de Negócios do Grande Rio bate recordes na Baixada Fluminense. 28 grandes compradoras e 326 fornecedoras movimentaram mais de R$ 60 milhões.

O 10º Encontro de Negócios do Grande Rio superou todas as expectativas e movimentou mais de R$ 60 milhões em negócios para os próximos 2 anos. Os números são do Sistema FIRJAN e do SEBRAE-RJ, que se uniram para aproximar micro e pequenos empresários regionais de grandes contratantes, como a Petrobras, Bayer e Braskem. O evento aconteceu no Pátio da Guarda Municipal de Duque de Caxias durante os dias 20, 21 e 22.

No total, foram mais de 600 rodadas de negócios agendadas, superando a última edição, que totalizou 219 reuniões. O número de empresas âncoras subiu de 11 (em 2012) para 28 este ano. Já as empresas fornecedoras quase triplicaram: foram 326 nesta edição e 120 na anterior.

Stand da Prefeitura de Belford Roxo no evento.
Essa aproximação proporcionou a abertura de novos mercados na região, empresas que antes compravam produtos e serviços de outros estados tiveram a oportunidade de conhecer e fazer negócios com empresas vizinhas, reduzindo assim custos operacionais.

Um exemplo disso foi a JBS Foods, que fica localizada no em Capivari 2º Distrito de Duque de Caxias. A empresa que produz Linguiças e salsichas da marca SEARA, comprava embalagens de ráfia Big Bag no Estado Minas Gerais. Porém, teve a oportunidade de conhecer e fazer negócio com a SACACHO, empresa localizada na Vila São Luís, também em Caxias, que produz o mesmo produto por um melhor custo benefício.

“Comprávamos um produto mais caro e ainda pagávamos o transporte de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, graças ao Encontro de Negócios encontramos a Sacacho que está localizada ao nosso lado e tem um preço muito mais convidativo” agradeceu Gutemberg Ribeiro, responsável pela área de compras da JBS Foods no evento.

Entrevista do Secretario de Desenvolvimento Econômico
Wagner Dantas ao programa do José Cunha - 10.o Encontro
de Negócios do Grande Rio / FIRJAN. Belford Roxo
buscando o seu espaço.
Para Alberto Camacho sócio-diretor da Sacacho Embalagens o evento abriu portas e vai alavancar ainda mais a empresa “O Encontro de Negócios foi excelente para nós, conseguimos fechar ótimas parcerias. Gostaria de agradecer ao sistema FIRJAN pelo evento e ao SEBRAE que nos recebeu muito bem durante as negociações. Saímos do Encontro muito mais fortalecido e com a certeza que fizemos a escolha certa”, disse.

Simulador de Solda do Senai e palestras são destaques no evento
O estande do Sistema FIRJAN foi um dos destaques do evento, o SENAI/RJ disponibilizou um simulador de solda de última geração, que deixou os visitantes e expositores surpresos com a tecnologia. O Gerente de Engenharia do Parque Gráfico da Infoglobo, Michel Esteves, utilizou o equipamento e ficou muito satisfeito com o resultado “ É impressionante a tecnologia, isso vai facilitar e muito o trabalho dos soldadores nas empresas”. Nos últimos três anos a FIRJAN investiu somente no CTS Solda mais de 24 milhões em tecnologia, infraestrutura e capacitação de especialista.

Secretario Wagner Dantas e o Secretario de Relações Institucionais
Jorge Barreto na Caravana da Simplificação promovida pela
Secretaria da Micro e Pequena Empresa no Palácio da Guanabara.
As palestras também foram um grande atrativo. Especialistas da FIRJAN, do SEBRAE/RJ e da UNIGRANRIO, ministraram palestras direcionadas aos empresários e passaram conhecimentos e apresentaram estudos sobre investimentos no Estado. A Semana IEL nas universidades apresentou 2 cases de sucesso, o da Nielly Cosméticos e do site de viagens Hotelli. Para a estudante Eliza Medeiros, da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, a semana IEL foi muito proveitosa.

“As palestras foram muito interessantes, tanto o Case da Nielly como o do Hotelli. A semana IEL veio para mostrar que tudo é possível. Me identifiquei com o caso do Paulo César Garcia, do Case Hotelli, ele há alguns anos estava aqui no nosso lugar e hoje com muito esforço e dedicação conseguiu chegar onde todos nós universitários esperamos chegar. É um exemplo a ser seguido, ele nós passou informações importantes de como começar um empreendimento e nunca desistir no primeiro não que receber.”

Durante os três dias de evento mais de 2 mil pessoas fizeram negócios, assistiram palestras, visitaram expositoras e curtiram o show de encerramento do evento com o cantor Rick Vallen, através do programa SESI Cultural.
Fonte: Firjan

Postar um comentário

0 Comentários