Ticker

8/recent/ticker-posts

Campanha de vacinação contra gripe é estendida em Belford Roxo.

Secretário de Municipal de Saúde Dr. Marco Aurélio realiza aplicação da vacina,
Prefeito Dennis Dauttmam acompanha de perto.
O município de Belford Roxo iniciou na última quinta (24), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Este ano, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos também serão imunizadas. A meta é vacinar grande parte da população belforroxense, que inclui, além das crianças, os idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e mães puérperas (até 45 dias após o parto), dentre outros. É importante ressaltar que a campanha terá continuidade na cidade até o término das doses ou que o público alvo seja vacinado na totalidade.

No sábado (26), considerado o “Dia D”, que tem como objetivo reforçar a importância da vacinação, o prefeito Dennis Dauttmam e o Secretário Municipal de Saúde, Marco Aurélio Pereira, fizeram questão de acompanhar de perto as ações dedicadas à campanha. Na ocasião, foram observados os serviços e o atendimento à população, que pôde se vacinar gratuitamente, de 8h às 17h, em um dos 120 postos espalhados pela cidade. A ação foi organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Superintendência de Vigilância Sanitária.

A campanha de vacinação é normalmente realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.

A vacina é ofertada a grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, conforme recomendação da OMS. Ela é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A vigilância sanitária vai disponibilizar também alguns postos volantes para atender os moradores de diversos bairros do município. Para buscar os locais dos postos e mais informações, ligue: (21) 2761-0605.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMBR

Postar um comentário

0 Comentários