O município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, recebeu nesta quarta-feira (12/2) uma Companhia Destacada, com base provisória no bairro de Cabuçu. A unidade – que ficará sob a administração do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Mesquita – conta com efetivo de 60 novos policiais e seis viaturas, para policiamento das localidades de Marapicu e Jardim Alvorada e de comunidades no entorno da antiga estrada Rio-Santos.
De acordo com o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Almyr Cabral Mendonça, a expectativa é de que uma nova Companhia seja instalada no bairro Cerâmica, também em Nova Iguaçu, cujas atividades beneficiarão ainda Santa Rita e adjacências. O comandante ressaltou ainda a localização estratégica da unidade, na Avenida Abílio Augusto Távora, popularmente conhecida como Estrada de Madureira, na RJ-105.
– O terreno para implantação de uma nova Companhia já está legalizado, e a parte que compete à Polícia Militar também já foi concluída. Além do trabalho de segurança para a população, as atividades desta base provisória dão suporte para que uma edificação permanente seja construída, em Cabuçu. A Estrada de Madureira é uma via muito extensa, que necessita de policiamento em tempo integral. Os policiais não precisarão mais se deslocar até o 20º batalhão, o que otimiza o tempo nas rondas – afirmou o tenente-coronel.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Luís Castro Menezes, o crescimento econômico e imobiliário constante da região pode dar lugar à construção de um futuro batalhão no município.
– Fizemos um estudo e começamos a desencadear uma série de ações, como a instalação das Companhias Destacadas e o aumento de efetivo. Existe um projeto para, no futuro, termos mais um batalhão na região – afirmou comandante-geral da Polícia Militar – explicou o comandante-geral da Polícia Militar.
Para a construção do imóvel definitivo em Nova Iguaçu, já foi licitado pela Secretaria de Obras um valor estimado em R$ 1,07 milhão. O prédio, com 319 metros quadrados, será erguido no centro de um terreno de 1.150 metros quadrados.
Depois da Companhia Integrada de Segurança Pública da Chatuba, inaugurada em 2012, na divisa de Mesquita e Nilópolis, a Baixada ganhou uma unidade no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias. As outras duas Companhias serão na localidade de Gogó da Ema, em Belford Roxo, e em Vila Ruth, em São João de Meriti.
Já foram inauguradas unidades também nos morros do Estado e do Palácio e em Pendotiba, na cidade de Niterói; na Covanca, em Jacarepaguá; na Praça Seca; na Pavuna; no Morro Azul, no Flamengo; e no Jóquei, em São Gonçalo.
Sensação de segurança
Proprietário de uma padaria no bairro Valverde há mais de 10 anos, Carlos Paulo Vieira, de 38 anos, acredita que a presença do efetivo policial vai coibir roubos e assaltos ao comércio da região.
– Já tenho notado a presença de mais policias nas ruas, o que aumenta nossa sensação de segurança – disse o comerciante.
Moradora de Nova Iguaçu há 30 anos, Maria Lúcia Silva, de 66 anos, aprova as intervenções policiais.
– Estávamos ansiosos por este reforço. A Baixada está crescendo, mas fico mais segura em ver que as ações de segurança acompanham o crescimento – afirmou a dona de casa.
0 Comentários