Arquivo da Internet. |
Será inaugurada, nesta sexta-feira (7/2), às 10h, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Mangueirinha, no Bairro Centenário, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A unidade será a 37ª UPP do Estado e a primeira a ser instalada fora da Capital. A UPP, que contará com um efetivo de 220 policiais, irá beneficiar, diretamente, cerca de 22 mil pessoas de cinco comunidades: Mangueirinha, Pedra do Sapo (ou Morro da Telefônica ou Morro do Sapo), Corte 8, Santuário e Centenário.
A base sede da UPP Mangueirinha, de alvenaria, foi construída com verba da Prefeitura de Duque de Caxias em parceria com o Governo do Estado no alto do Morro da Telefônica. A UPP substitui a Companhia Destacada de Policiamento (CDP), do Complexo da Mangueirinha, inaugurada em 5 de agosto de 2013. Até então, ela contava com 180 policiais. Agora, 9.293 policiais militares fazem parte do contingente total das 37 UPPs. A unidade contará, ainda, com quatro bases avançadas de apoio, em containers. Duas delas serão instaladas na localidade Santuário, uma na Rua Carlos de Matos e a outra na Rua Dr. João Perestrelo. A terceira base ficará na Pedra do Sapo, na Rua Araruba, 15. O local da quarta base ainda está sob estudo.
Comandante
Morador da Baixada Fluminense, o capitão Bruno Leite está na Polícia Militar há 10 anos. Ele trabalhou no 39º BPM (Belford Roxo) e no 33º BPM (Angra dos Reis), onde comandou a Companhia de Paraty. Trabalhou por dois anos e meio na coordenação de equipe da Operação Lei Seca e, em novembro de 2011, voltou para a Polícia Militar e se apresentou na Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Ele atuou como subcomandante da UPP Cidade de Deus (Apartamentos), o que lhe deu vasta experiência para assumir o comando de uma UPP. Comandou a UPP Chatuba por um ano e três meses e trabalhava na UPP Alemão há cinco meses. O capitão Bruno Leite possui curso de patrulhamento em área de autorrisco, ministrado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Mais Informações
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, no Complexo da Mangueirinha moram 21.415 mil moradores (10.082 homens e 11.333 mulheres). Após a ocupação da área pela Polícia Militar a prefeitura levou para o Complexo da Mangueirinha vários serviços que a violência impedia de chegar aos moradores como coleta regular de lixo, varrição das ruas, Operação Tapa Buraco e troca de lâmpadas queimadas da iluminação pública. Na Escola Municipal Hermínia Caldas foi oferecido inscrição em programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, cursos profissionalizantes, vacinação, segunda via de Carteira de Trabalho, Identidade e exame ginecológico.
O Complexo da Mangueirinha conta com comércio variado formado por lojas, padaria, cabeleireiro, açougues, locadoras, supermercado, farmácias, bares, bazares, material de construção, entre outros. A região possui várias igrejas evangélicas e católicas e centros espíritas, além do centro afro-cultural Ojuoba Axé.
Áreas de lazer
A região dispõe de três campos de futebol, sendo que dois deles foram recentemente recuperados pela prefeitura e ganharam campo de grama sintética, iluminação, alambrado e playgrounds. Eles ficam nos morros do Sapo e da Telefônica. Um terceiro, o do Tricolor, deve receber melhorias em breve, de acordo com a prefeitura.
A localidade conta com uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF), localizado na Rua da Mina, s/nº, além de duas equipes que atendem a Mangueirinha e o bairro do Centenário. Na Rua João Ribeiro, a prefeitura irá recuperar o posto de saúde, abandonado há vários anos.
O Complexo da Mangueirinha conta com escolas particulares e públicas. A prefeitura tem naquela área a Escola Municipal Hermínia Caldas, a Creche Escola Abner Mesquita de Abreu, Escola Municipal Helena Aguiar de Medeiros, Escola Municipal Gastão Reis, Escola Municipal Carlota Machado, Creche Escola Municipal Benízio José da Silva, Escola Municipal Anísio Spíndola Teixeira, Escola Municipal Alto da Boavista e Creche Municipal Professor João de Oliveira. (Fonte: Prefeitura de Duque de Caxias)
Ficha técnica
UPP Mangueirinha
Data de criação: 07.02.2014
Comandante: Capitão Bruno Leite
População estimada: 21.415 mil moradores (Fonte: IBGE)
Endereço: Rua do Jipe (Beco do Sagitário), S/Nº, alto do Morro da Telefônica, Bairro Centenário
Comunidades atendidas diretamente: Mangueirinha, Pedra do Sapo, Corte 8, Santuário e Centenário
Bairros num raio de 2km (17 bairros): Sumaré, Gramacho, Vilar dos Teles, Jardim Metrópole, Jardim Sumaré, Parque Araruama, Venda Velha, Jardim Olavo Bilac, Gláucia, Santa Tereza, Bar Cavalheiros, Periquitos, Vila São José, Parque Fluminense, São Bento, Parque Sarapuí, Parque Duque de Caxias, Jardim 25 de Agosto, Centro, Gramacho, Dr Laureano e Vila São Luis.
Área total: 3.800 m2
PMERJ: 15º (Duque de Caxias)
PCERJ: 59ª DP (Duque de Caxias)
Contingente: 220 policiais militares
Fonte: Governo do Estado RJ
0 Comentários