As crianças de Caxias ganham novas oportunidades - Foto: Eduardo Tate |
Programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer irá inaugurar, até o fim de janeiro, mais seis centros esportivos no município
O jovem Jean Magalhães, de 10 anos, mora no Morro do Sapo, no bairro Parque Centenário, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, e sonha se tornar jogador de futebol profissional e, de preferência, vestir a camisa do Flamengo, clube do coração, e comemorar um gol no Maracanã. Mesmo com um sonho nada incomum para crianças da sua idade, Jean conseguiu, nesta quinta-feira (16/01), um primeiro passo na direção de seu desejo. Pela primeira vez, o menino teve a chance de pertencer a um time organizado, receber o uniforme completo e, diante de seu primeiro treinador, vibrou com a inauguração do núcleo do Esporte RJ perto de sua casa, no campo de futebol society no final da Rua Boa Viagem.
- A gente já jogava aqui nesse campo, mas era todo cheio de buraco e, muitas vezes, não tinha nem bola. Achei muito legal o time. Quero ser jogador quando crescer - comentou Jean, que, segundo seus companheiros de equipe, é o melhor jogador e o artilheiro da comunidade.
O núcleo do Esporte RJ de Duque de Caxias foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e será administrado pela Organização Social (OS) Zico Fazendo a Diferença. No local, jovens de seis a 17 anos poderão ter aulas de futebol com o professor Wendell Chagas, com o auxílio de uma comissão técnica formada pelo enfermeiro Cesar Dalla e pelo assistente Clayton Silva. O espaço será capaz de atender até 100 crianças e os interessados ainda podem se inscrever. Para isso, os jovens deverão ir ao local, nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, acompanhados de um responsável, levando um documento de identificação e um atestado médico autorizando a prática esportiva.
O Jovem Jean esta animado com a oportunidade - Foto: Eduardo Tate
- A procura aqui é sem igual. Todo mundo que passa quer jogar. É algo novo que a comunidade nunca teve. Enfatizamos muito o rendimento escolar e, com isso, procuramos aproveitar o interesse deles no futebol, para desenvolver também esse lado, focando na educação desses meninos. Pois eles podem ter exemplos de vitórias não só no futebol, mas na vida. Eles vão aprender que estudando poderão conseguir mais oportunidades - explicou Chagas, que, há 17 anos, trabalha com crianças carentes.
O Esporte RJ tem como objetivo oferecer atividades desportivas e melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e idosos. Implantado há quase três meses, o programa prevê a instalação de mil núcleos, beneficiando 287.500 pessoas. Até o final do mês de janeiro, somente em Duque de Caxias, mais seis novos núcleos serão instalados, com aulas de ginástica e futebol no Parque Paulista; de futsal na Vila Ema; de ginástica e futebol na Praça São Paulo; de futsal e ginástica em Parada Angélica; de ginástica em Pilar; e de futsal na Praça Jardim Anhangá.
Fonte: Governo do Estado RJ
0 Comentários