Ticker

8/recent/ticker-posts

Presidente do INEA, Prefeitura de Nova Iguaçu e Comissão Executiva debatem próximas intervenções do Projeto Iguaçu em Nova Iguaçu. Apresentação apontará novas intervenções de obras em Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti e Mesquita.

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, reuniu-se na segunda-feira (14) com o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e a comissão executiva do Projeto Iguaçu. Na pauta as intervenções do projeto no município de Nova Iguaçu.

Os presentes puderam assistir uma apresentação sobre as obras que foram realizadas, as que estão em andamento e as programadas para o PAC 2 – Fase 1,2 e 3.

Entre os assuntos debatidos estavam como e quando serão realizadas obras na região, que segundo informações dos representantes de Comitês Locais de Acompanhamento, ficaram reduzidas ao Parque Elizabeth , a Drenagem do Manhoso e algumas obras de dragagem pontuais o que acabou por contribuir com o agravamento e assoreamento de alguns rios e canais da região e também problemas com relação ao reassentamento de famílias ribeirinha, principalmente em regiões dos Bairros Jardim Pernambuco, Danon, Viga e outros.

O prefeito Nelson Bornier questionou sobre o porque da demora das obras iniciarem na região, quando a Presidente do Inea pautou sobre a necessidade das intervenções que foram feitas e os recursos investidos na 1ª fase do PAC1, e disponibilizou informações sobre a fase 2 e 3, ao qual serão incorporadas demandas do município alem de intervenções ´pontuais em outros municípios da baixada, de acordo com as informações sobre demandas existentes e seguindo o cronograma de ações da COPPE/UFRJ e do Plano Iguaçu.

Foi a´presentando, tanto pelo Prefeito, quanto pelos representantes de CLAs, a necessidade de interação entre os projetos de obras, como por exemplo, o PROGRAMA BAIRRO NOVO ser desenvolvido em paralelo com o LIMPA RIOS, para que as obras possam surtir maior resultado, também a necessidade de um "choque de ordem" com relação ao descarte irregular de lixo e a falta de fiscalização e ações da Prefeitura que tem contribuído com a situação "caótica de sujeira" que se encontram a maioria dos Rios que receberam obras do Projeto Iguaçu, Marilene sinalizou que estão completamente sujos e assoreado devido a falta de manutenção do mesmo e cobrou a parceria nas ações. 

O encontro aconteceu na sede do Inea. A reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Giovanni Guidone, a equipe técnica do Inea, a ONG Casa da Cultura, o Coordenador Geral do Projeto Iguaçu Engenheiro Irinaldo Cabral, o Assessor Especial do Gabinete do Prefeito Dennis Dauttmam de Belford Roxo e membro da Comissão Executiva do Projeto Iguaçu Rogerio Gomes (CLA/Rio Iguaçu, Lote XV/Belford Roxo), Adriano Naval ( CLA/Jardim Pernambuco/Nova Iguaçu), Pastor Edson (MAB/Nova Iguaçu), Enock Alves (CLA/Rio Botas/Xavantes/Belford Roxo), Daniel Ferreira (MUB/D.Caxias) e Alcy Mahioni também do MAB/Nova Iguaçu.

Segundo informações passadas as licitações do Projeto Iguaçu estão marcadas para o próximo dia 24 de outubro e tem previsão de início de obras para Dezembro deste ano, e ficou agendada uma Visita Técnica para ser realizada no Rio Botas altura dos Bairros Xavantes, Heliópolis, Itaipú e após em Nova Iguaçu, onde serão levantadas informações e demandas existentes apontadas pelo representantes locais que cobram providências
Matéria Exclusiva do Blog do Lote XV
Fonte: Projeto Iguaçu/INEA 

Postar um comentário

0 Comentários