Na Bahia o projeto está em fase de implantação. |
O Detran promete abrir uma autoescola gratuita para alunos carentes. O futuro Centro de Formação de Condutores e a Escola Pública de Trânsito, que o órgão vai inaugurar dia 9, deverão oferecer, juntos, cerca de nove mil vagas no primeiro ano. A implantação das duas unidades é estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro e regulamentada por resolução do Contran de 2006.
O centro e a escola funcionarão num prédio reformado do Detran, com dois andares, na Avenida Mem de Sá 163, no Centro. No sobrado, há oito salas de aula, duas delas com simuladores — um de ônibus, outro de carro e um para portadores de necessidades especiais.
O CFC do Detran terá 2.760 vagas no primeiro ano. Serão 720 para candidatos à primeira habilitação; 120 para condutores que quiserem mudar de categoria; e 480 para portadores de deficiência auditiva e física. A maior parte das vagas (1.440), no entanto, é para a reciclagem de infratores.
Já a Escola Pública de Trânsito oferecerá 6.200 vagas. Três mil delas serão para motoboys. Outras duas mil serão para cursos especializados em transporte coletivo de passageiros e de estudantes. Haverá ainda 240 vagas para taxistas e 960 para motoristas do Executivo estadual.
As atividades das unidades começarão com a capacitação de 300 mulheres como motoristas de ônibus. Segundo as empresas de ônibus, as mulheres são mais cautelosas na direção de veículos. As habilitadas para dirigir automóveis poderão se inscrever, pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br), a partir do dia 14.
Fonte: Extra/O Globo
0 Comentários