Secretaria de Governo e Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres, promoveram no último dia 31 de agosto sábado, no CIEP Constantino Reis, o I Seminário para Construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Belford Roxo. Diversos temas foram abordados para mobilizar e perceber as necessidades da população feminina, que serão transformadas em propostas e posteriormente encaminhadas ao poder público.
O encontro contou com a presença do Secretário de Governo, Wagner Turques, da Superintendente de Políticas para Mulheres, Vera do Amaral, além dos secretários de Assuntos Especiais, Raquel Dauttmam, Ciência e Tecnologia, Dilceia Quintela, Comunicação, Isnard Gavazzi, Habitação e Urbanismo, Jacoginho, da Vereadora Gisele Cardoso e da Coordenadora da Superintendência da Mulher de São João de Meriti, Ciomara Santos.
Para Vera do Amaral, o seminário é um espaço para a democracia, onde o debate é fundamental para fomentar políticas públicas eficientes. “Vamos discutir diversas ações para chegar a um denominador comum. Queremos traçar novas diretrizes para o universo feminino. Os problemas variam desde o preconceito até a violência doméstica e precisamos de políticas que as defendam”, enfatiza a superintendente.
Durante o evento foram debatidos os principais temas ligados à realidade das belforroxenses. “Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica das mulheres urbanas e rurais”, “Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder”, “Saúde integral das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos”, “Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres” e “Enfrentamento do racismo e sexismo”.
O pátio da escola estava repleto de pessoas que compareceram ao seminário para propor novas ideias. Além disso, foram montados vários stands, em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde, que ofereciam informações e oportunidades diversificadas referentes ao contexto do evento. Dentre elas se destacaram, prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição gratuita de preservativos, e possibilidade de inscrição para o ProJovem Urbano. Na ocasião, todos puderam conferir também uma exposição com artesanatos produzidos por mulheres do curso de geração de renda e inserção no mercado de trabalho, oferecido gratuitamente no espaço CEAMBEL, todas as quartas, às 13h30. Fonte: Assessoria de Impresa PMBR
0 Comentários