Ticker

8/recent/ticker-posts

Belford Roxo, Nilópolis e Mesquita reúnem-se para discutir Saneamento Básico e Abastecimento de água.

Secretários de Meio Ambiente das cidades de Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 18 de julho, na Câmara Municipal de Mesquita, para a apresentação do Estudo Regional de Saneamento Básico da Baixada Fluminense. Trata-se de uma avaliação do que já existe e do que ainda é necessário fazer em termos de melhoria da rede de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na região.

A apresentação contou com a participação da Coordenadora de Políticas Municipais de Saneamento da Secretaria Estadual do Ambiente, Heloísa Helena Torres, e dos engenheiros da Cedae, Marcelo Motta e da Coner, empresa responsável pela elaboração do estudo, Ernani Costa.

Para o secretário de Meio Ambiente de Mesquita, Adauto Prado, esse estudo regional é importante, pois vai nortear estudos mais específicos de cada município. Já a subsecretária Fabíola Vieira ressaltou a necessidade de um plano mais direcionado para a cidade. "É uma etapa que temos que cumprir para chegarmos a soluções mais diretas. Queremos apresentar melhorias, de fato, e não apenas previsões e números, mas estamos avançando com esse estudo para que possamos chegar ao objetivo de melhorar a oferta de água para nossa população", destacou.

Depois do detalhamento do número de reservatórios, boosters, e adutoras da região com os referentes quantitativos de água, ficou estabelecido, entre outros pontos básicos, que o reservatório de água Juscelino Kubitscheck 2 (JK 2), que fica na divisa entre Mesquita e Nova Iguaçu, terá as obras retomadas em um mês e estará em funcionamento no prazo máximo de um ano. "Isso representa uma sensível melhoria no abastecimento de água para os moradores de Mesquita", garantiu o engenheiro da Cedae, admitindo que a empresa tem uma dívida em termos de serviços com a Baixada Fluminense. Nesta sexta-feira, o mesmo estudo será apresentado na cidade de São João de Meriti, já que o plano envolve Mesquita, Nilópolis, Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.
Fonte: Governo RJ

Postar um comentário

0 Comentários