Ticker

8/recent/ticker-posts

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA.

Apesar dos "ritos e tradições, que muito tem estimulado a compra desenfreada de artigos de chocolate e derivados e até um coelho que coloca ovos", decidimos republicar este artigo da Dr.Ivone Boechat, Mestre em Educação, Pedagoga, Conferencista e Escritora.
Páscoa significa libertação. A Páscoa surgiu como a festa que marcava o fim da opressão de Faraó sobre o povo hebreu. A profecia a Abraão revelava que seus descendentes ficariam sob domínio de uma terra estranha, por 400 anos, depois seriam libertados e sairiam com grande riqueza (Gn 15: 13,14). Todavia, a festa da libertação foi celebrada, antecipadamente. Porque a libertação espiritual sempre precede a libertação física. Se o sangue do cordeiro não fosse derramado e aspergido sob os umbrais da casa, o povo de Israel teria sido destruído pelo Anjo.

Será que estamos valorizando as coisas certas?
Cristo é a verdadeira Páscoa. Sua vida foi oferecida como Cordeiro sacrificado pela salvação da humanidade. A libertação espiritual plena foi conquistada por Cristo. João, o Batista, o chamou de “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. (Jo 1.29). Paulo disse que “Ele é a nossa páscoa (1Co 5.7). Jesus prometeu libertação a todos quantos crerem nele (Jo 8.32,36 e Mt 11.28).

Aceitar o sacrifício de Jesus é optar pelo caminho da libertação espiritual. Esta libertação ilumina o caminho de uma nova vida, liberta de todos os terrores da opressão.

Páscoa significa, também, salvação da família. “Aos dez deste mês, tome cada um para si um cordeiro… para cada casa” (Êx 12:3). A promessa de Deus era salvar as casas, onde houvesse o sinal do sacrifício de um cordeiro. Faraó havia dito ao povo hebreu que eles podiam ir, mas sem os seus filhos (Êx 10:8-11).

Algumas lojas tem até fila pra comprar Ovos, E JESUS????
A Páscoa tem profundo significado para o cristão por representar a obra de Cristo na redenção. As festas eram “sombras das coisas futuras” (Cl 2.17), ou seja, aquilo que, um dia, tornar-se-ia real. A Páscoa era exatamente uma imagem viva da obra de Jesus no calvário. O cordeiro era separado no décimo dia de Abibe (abril) e examinado, minuciosamente, antes do sacrifício, no dia 14 de Abibe, pois o cordeiro tinha que ser “… imaculado”. Quando Lucas registrou a entrada triunfal de Jesus, em Jerusalém, poucos dias antes da crucificação, o fez, exatamente, na hora em que o povo trazia os cordeiros para serem examinados pelos sacerdotes. Segundo Hebreus 7:26, Jesus tinha que ser declarado “… Santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores…”.

O cordeiro da Páscoa era submetido aos sacerdotes, que o julgava, apto ou não para ser sacrificado, teria que ser perfeito. No livro de Mateus, no capítulo 22, nos versos 15 ao 46, Jesus, o Cordeiro de Deus, estava sendo examinado pelos herodianos, saduceus, escribas e fariseus e nenhum deles conseguiu achar nele nenhuma imperfeição (Mt 22:46). Segundo o relato de João (18:12, 28) Jesus foi preso e levado ao tribunal na casa de Caifás, e, como era ocasião da Páscoa, os judeus não poderiam entrar no tribunal para não se contaminarem, e assim comerem da Páscoa. Naquele momento também, os cordeiros estavam sendo examinados.

É muito importante o significado da Páscoa. No passado, um legado; no presente um compromisso; no futuro, um desafio aos cristãos para se manterem irrepreensíveis na presença do Senhor, até a sua volta. EU ACHO QUE DEVERÍAMOS MEDITAR MAIS EM NOSSAS ATITUDES, PRA DEPOIS NÃO RECLAMAMOS OU APONTARMOS CULPADOS, QUANDO O PROBLEMA ACONTECE. DEVEMOS OUVIR A VERDADE OU A TRADIÇÃO...QUEM ESTA CERTA AFINAL?
Fonte: Caxias Digital

Postar um comentário

0 Comentários