Ticker

8/recent/ticker-posts

REFORMA DO MERGULHÃO DE CAXIAS É INAUGURADA. Local terá posto do Detran para serviços de identificação civil e habilitação.

A Secretaria de Transportes inaugurou nesta segunda-feira (30/9) as obras de reforma do Mergulhão de Duque de Caxias, passagem subterrânea de pedestres sob a linha férrea. A área, que liga a Avenida Presidente Vargas à Avenida Plínio Casado, foi totalmente reformada com o objetivo de garantir maior acessibilidade, conforto e segurança a quem circula pelo local. Foram investidos R$ 2.228.461,46 na intervenção, que incluiu a revitalização de duas escadas rolantes, dois elevadores, três banheiros, um deles com acesso a portadores de necessidades especiais, além de melhorias nas quatro entradas, que tiveram a substituição das pastilhas de revestimento. 

A Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) ficará responsável pela operação, segurança, limpeza e manutenção do Mergulhão. O espaço ganhou ainda um posto do Detran-RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio) para prestação dos serviços de identificação civil e habilitação. 

Também foi realizada a limpeza e polimento de piso, troca do teto de gesso, recuperação de todas as instalações elétricas, assim como a reforma do sistema de drenagem, de climatização (posto do Detran-RJ e Sala de Monitoramento) e de exaustão da área. 

– A Central é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Transportes. Ela foi responsável junto com a pasta estadual pela reforma desta área. Estamos devolvendo à população uma área importante para a circulação de pessoas e agora com mais uma novidade: um posto do Detran – explicou a subsecretária de Transportes e diretora-presidente da RioTrilhos, Tatiana Carius.

Novo posto do Detran 
Além da reforma do mergulhão, o Governo do Estado entregou um novo posto de Detran aos moradores de Caxias, onde será possível emitir identidade e concluir a emissão e renovação de habilitação. Outros 200 metros quadrados do Mergulhão serão, em breve, ocupados pelo departamento de trânsito, que expandirá suas atividades tornando o espaço uma sucursal completa do Detran em Caxias. Entrarão em funcionamento uma Ciretran (Circunscrição Regional do Trânsito) para cuidar do registro de veículos e uma Unidade de Liberação de Veículos (ULV), para facilitar a vida de quem teve o carro apreendido na Baixada Fluminense.

– Estamos inaugurando aqui a primeira fase desta unidade, que irá fazer atendimento de habilitação e carteira de identidade. Vamos atender em torno de 400 pessoas por dia, 96 mil pessoas por ano. Vamos aumentar o nosso atendimento em 200 metros quadrados. Com a ampliação passaremos a atender 600 pessoas diariamente, 144 mil pessoas anualmente. Este é um ponto estratégico, onde passam muitas pessoas – disse o presidente do Detran, Fernando Avelino. 

Moradora de Duque de Caxias, Rute Alves, de 50 anos, comemorou a reforma do Mergulhão. 

– Acho que a obra foi boa porque vai facilitar a circulação das pessoas por aqui. Tenho artrose nos dois joelhos e as escadas rolantes e elevadores serão usados por mim – afirmou Rute.

Para Elisa Fátima de Novaes, 32 anos, o espaço reformado vai garantir a circulação das pessoas. Ela também comemorou a instalação de posto do Detran.

– Este mergulhão representa facilidade de acesso. E o posto do Detran vai fazer com que a população de Caxias possa resolver pendências mais perto de casa – disse Elisa.
Fonte: Governo do Estado

Postar um comentário

0 Comentários