Ticker

6/recent/ticker-posts

Câmara Comemora Outubro Rosa com Sessão Solene

BELFORD ROXO - A Câmara Municipal de Belford Roxo realizou hoje (17/10) um grande evento de conscientização à prevenção contra o câncer de mama que mobilizou as vereadoras, diversos profissionais de saúde e a população.

Na “Tenda Rosa” foram oferecidos vários serviços como marcação de mamografias, medição de pressão, de glicose, IMC, dicas de saúde, alimentação dentre outras. As mulheres que compareceram puderam desfrutar do “Momento Diva” com limpeza de pele, maquiagem, design de sobrancelhas, depilação, além de conferirem palestras com nutricionistas, enfermeiras e psicólogas. Foram atendidas em média 1.500 mulheres de todos os bairros do município nessa grande ação social.


A sessão contou com a presença do mastologista Dr. Belizário de Lima Pereira que explicou sobre os fatores de risco, como identificar algum sinal de anomalia e sobre a importância da detecção precoce para que o tratamento seja o mais eficaz possível.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também o mais letal, sendo a segunda principal causa de morte na América Latina. A nível mundial, entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais mata mulheres na faixa dos 20 aos 59 anos. A doença também atinge homens, mas a incidência representa 1% do total.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2017. Apesar do aumento das taxas de câncer de mama em mulheres mais jovens, ainda assim, a faixa etária entre 40 e 50 anos representa 74% do casos. Por isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a realização da mamografia anualmente a partir dos 40.

De acordo com o presidente da Câmara, ver. Marcinho Bombeiro, a Casa Legislativa é um local aberto à discussões como essa, extremamente relevante porque conscientizar e ajudar a população é dever dos representantes.

A Vereadora Kênia Santos afirma que como mulher e mãe, ela se sente na obrigação de alertar, explicar e trazer à tona esse assunto no mês de prevenção ao câncer de mama.

A secretária de Políticas Públicas para mulheres. Pra Aninha, falou que só este ano o número de mulheres com diagnóstico de câncer confirmado pelo mastologista é assustador - quase 10 mulheres por semana.

Estiveram presentes a Secretária de Assistência Social Daniela Carneiro, Fabiana Buriche representando a Secretaria de Saúde, além de diversas secretarias representadas.
Fonte: Notícias de Belford Roxo

Postar um comentário

0 Comentários