Ticker

8/recent/ticker-posts

Belford Roxo tem parlamentar juvenil

BELFORD ROXO - O município de Belford Roxo estará bem representado na 11ª edição do Parlamento Juvenil deste ano. O estudante Mateus de Jesus Oliveira, 17 anos, morador do bairro Barro Vermelho, do CIEP General Ladario Pereira Telles, concorreu ao cargo com mais cinco alunos de outros colégios e ganhou. O primeiro turno foi realizado nas escolas e o segundo foi online. O Parlamento Juvenil acontece uma vez ao ano e visa aproximar os jovens do parlamento fluminense ampliar a consciência política e formar novas lideranças. Somente alunos entre 14 a 17 anos podem concorrer.

Os estudantes, além de terem a oportunidade de representar seu município, terão a chance de presenciar o dia a dia do ambiente político na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) do dia 20 a 26 de novembro. Na oportunidade apresentarão seus projetos onde um poderá virar lei, debater e propor melhorias para as políticas públicas, visitar projetos sociais, realizar cursos e participar de programas culturais.

Enquanto se prepara para apresentar seu projeto no dia 26 de novembro, Mateus falou da importância do Parlamento. “É importante que aconteça a conscientização dos jovens sobre o papel da política em nosso país, pois muitos jovens não se interessam pelo assunto. O Parlamento Juvenil veio para mudar isso” disse. O estudante falou ainda sobre seu projeto. “Meu projeto engloba a importância dos jovens estarem mais envolvidos com a cultura. A intenção é implantar cultura dentro do ambiente escolar onde aconteceria uma vez ao bimestre, apresentações culturais para mostrar aos estudantes a diversidade cultural do nosso município”, completou Mateus. 

Tio e incentivador de Mateus, o Pastor Julio Costa, falou sobre a proposta do Parlamento. “Acho importante essa questão de envolver os jovens a pensarem em política em todos os segmentos, como na educação, saúde, cultura, assistência social, entre outros, além de poderem conhecer seus direitos. Nossa principal meta é fazer com que o projeto Belford Roxo vença. Estamos abertos a ajuda de nossos políticos para que, através de conversas, o Mateus possa tirar proveito de pontos que contribua para o crescimento e elaboração de seu projeto”, disse Julio.

Rafaela Sobreira, membro da equipe da Regional Metropolitana VII, que acompanha o projeto de Mateus e de mais três municípios, falou sobre seu papel nessa corrida parlamentar do estudante. “Minha função é orientar e acompanhar os parlamentares de quatro municípios, desde o processo eleitoral que engloba a divulgação dos projetos, acompanhamento da eleição, realizar capacitações até a semana Parlamentar”, disse Rafaela.
Fonte: Notícias de Belford Roxo

Postar um comentário

0 Comentários