Ticker

8/recent/ticker-posts

Exposição em Belford Roxo ensina sobre Biomas.

BELFORD ROXO - Uma aula com informações sobre as diferentes comunidades de seres vivos aconteceu de um jeito diferente em Belford Roxo. A 1ª Exposição de Biomas Brasileiros, realizada no último fim de semana, abordou sobre os biomas brasileiros e suas características e levou informação através de palestras, exposições e música ao vivo. A intenção era despertar o interesse da reciclagem nas pessoas que passaram pelo evento realizado pela artista plástica e educadora Antônia Portella.


Os seis biomas terrestres e um marinho, a Mata Atlântica em Belford Roxo e a fauna foram uns dos assuntos abordados durante as palestras ministradas pela bióloga Dra. Márcia Aguiar e pelo presidente da ONG ambientalista Rede Ecológica Greenbelt, Ediel Caldas. O evento também contou com uma exposição de 100 barbies que usavam roupas recicladas. A ONG Tecendo e Executando Ideias Ambientais (TEIA) também esteve presente no evento.


A artista plástica e educadora, Antônia Portella, falou sobre a importância dos biomas brasileiros. “Nossos biomas são umas das maiores riquezas do nosso país. Nosso objetivo foi de passar informações sobre a importância dos diferentes biomas para as pessoas que participaram do evento, pois muitas nem sabiam o que eram”, disse. Antônia informou ainda à população noções sobre reciclagem, redução de resíduos e reutilização.

A bióloga que ministrou uma das palestras onde abordou o tema “Mata Atlântica em Belford Roxo”, Dra. Márcia Aguiar falou sobre os trabalhos expostos. “A exposição transmitiu informação através de uma explosão artística. Houve um trabalho de sensibilidade e recuperação de cada boneca na intenção de mostrar a reciclagem que pode ser chamada de arte sentida”, elogiou a bióloga.


Informação e diversão
Enquanto visitava o facebook da Prefeitura de Belford Roxo, Mauricio Souza, morador do bairro Vila Pauline, leu sobre a exposição e resolveu levar sua filha de 7 anos, Júlia Souza para conhecer a palavra reutilizar de uma maneira diferente. “Agora minha filha começou a se conscientizar da necessidade da preservação do meio ambiente e tudo isso de um jeito que ela gosta, através das bonecas. Informação junto de diversão foi à maneira que ela aprendeu”, disse Mauricio.

O que é bioma?
Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres (plantas, animais e outros seres vivos). Apesar de englobar tanto as plantas quanto os animais e microorganismos de uma comunidade, na prática, se define pelo clima e pela fisionomia ou aparência geral das plantas da comunidade. Biomas terrestres – Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal. Bioma Marinho – O bioma marinho do Brasil situa-se sobre a “Zona Marinha do Brasil” e apresenta diversos ecossistemas.
Fonte: PMBR/Notícias de Belford Roxo

Postar um comentário

0 Comentários