Ticker

8/recent/ticker-posts

Profissionais realizam campanha contra tuberculose e hanseníase em Belford Roxo.

BELFORD ROXO - “Estava no Centro de Belford Roxo e vi que estava acontecendo a campanha contra à tuberculose e a hanseníase. É importante que o governo faça esta conscientização com a população. Precisamos estar informados para nos prevenir contra às doenças”, disse a dona de casa Flávia da Silva Valentim, de 41 anos, ao passar nesta segunda-feira (7), pela Praça Eliaquim Batista. Ela foi uma das cerca de 100 pessoas que receberam no local orientações de profissionais de saúde contra as doenças. A ação preventiva, promovida pela Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria-Executiva de Promoção e Proteção à Saúde, com apoio da Ouvidoria da Saúde, foi em comemoração ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase e a Tuberculose.

A médica Marinéia de Souza informou que a prevenção é importante para o combate às doenças.
Durante todo o mês de agosto, profissionais de saúde estarão em vários pontos da cidade orientando e distribuindo folhetos explicativos sobre às doenças. E em alguns casos, farão o encaminhamento dos pacientes para as unidades de referência no município para o tratamento. O secretário-executivo de Promoção e Proteção à Saúde, Robson da Silva Sarmento, falou da importância da campanha. “A população precisa estar informada. Quanto mais rápido for possível descobrir as doenças, mais as chances de cura”, disse Robson.

A médica Marinéia de Souza Moreira, especializada no tratamento da hanseníase, informou que a doença é transmitida pelas vias áreas superiores. “Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque são alguns dos sintomas. A hanseníase tem cura e pode ser tratada nas unidades de saúde gratuitamente”, informou Marinéia. 

Muitas pessoas foram à praça tirar dúvidas sobre as doenças.
A assistente social do Programa de Controle Tuberculose do município, Raquel Hushi, que trabalha em conjunto com a chefe do programa, Jussara Santiago Mendes, informou que a tuberculose é uma doença infecto contagiosa causada por uma bactéria que afeta os pulmões “O principal fator de transmissão é a aglomeração. Tosse seca contínua, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, falta de apetite, sudorese noturna e emagrecimento são alguns dos sintomas. A qualquer desses sinais, o indivíduo deve procurar o posto de saúde mais próximo de casa”, frisou a assistente social.

Em Belford Roxo, o tratamento da hanseníase é realizado nas Policlínicas Heliópolis e Neuza Brizola e no Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico da Saúde (Cace) em Santa Maria. Já o tratamento da tuberculose é feito na Policlínica Neuza Brizola e também no Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico da Saúde (Cace) Santa Maria. 

Ações no município
O secretário-executivo de Promoção e Proteção à Saúde, Robson da Silva Sarmento, com integrantes da equipe da Ouvidoria da Saúde.
A campanha de conscientização e prevenção contra a hanseníase e a tuberculose em Belford Roxo continua. No dia 14 de agosto, às 8h, a ação acontece na Praça do bairro Lote XV, dia 17 e 24 de agosto, das 8h às 13h, a campanha será no Previde, no dia 21, às 8h, os profissionais estarão na Praça do bairro Nova Aurora, no dia 25 e agosto, às 8h, a campanha será na Praça do bairro Farrula e no dia 28, das 8h às 13h, a ação acontecerá na Casa da Cultura, no bairro Piam.
Fonte: PMBR

Postar um comentário

0 Comentários