Ticker

6/recent/ticker-posts

Conheça o trabalho realizado pela Rede Fitovida e o Espaço Solidário MultiErvas no Lote XV neste Documentário produzido em parceria com a UERJ.



Uma vez por mês, dezenas de crianças que vivem nas proximidades da Paróquia São Simão, no Lote XV, em Belford Roxo, são pesadas e medidas com o auxílio de uma equipe de voluntários do Espaço Solidário Multiervas, e recebem um apoio especial para cuidar da saúde.

Elas produzem remédios caseiros, xaropes, sabonetes e pomadas, a nutritiva multimistura e o leite forte. As mães encontram acolhimento e conversam sobre como melhorar as condições de saúde de suas famílias.

Com o apoio de várias mulheres e também alguns poucos homens voluntários, Dna Graça, Dna Bernadete, Dna Eucy, Dna Val, Dna Maria e Elisete desenvolvem um espetacular trabalho que envolve muito estudo, pesquisa de campo e o desenvolvimento das receitas que produzem os diversos tipos de compostos também conhecidos popularmente como "remédios caseiros", que segundo informações dos usuários, são eficazes, de ótima qualidade e o melhor de fácil acesso a todos devido ao preço simbólico que faz com que todos os que utilizam tornem a voltar outras vezes.

Ao longo de 2013, a Associação de Amigos da Rede Fitovida, que tem como objetivo preservar e difundir saberes sobre cuidados de saúde com plantas medicinais, realizou uma série de atividades. O filme apresenta as principais discussões entre os mais de cem grupos que participam dessa organização. A Rede Fitovida foi apoiada pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro para a criação do ponto estadual e cultura Casa de Memória da Rede Fitovida, localizada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Segundo informa as voluntárias, muitos usuários colaboram trazendo voluntariamente, quando retornam ao local, ervas de suas regiões o que acaba por envolver todos em uma ajuda mutuá para que o trabalho tenha continuidade sem falar nas inúmeras oficinas que são realizadas em diferentes regiões do estado onde os 'SABERES" são compartilhados gratuitamente aos participantes que aprendem a fazer as receitas e levam o conhecimento para suas comunidades.

O Espaço Solidário Multiervas fica localizado no Centro Paroquial Dom Helder Câmara na esquina das Ruas Iporanga e Padre Egídio Carmelinkc bem no centro do bairro Lote XV, bem em frente a antiga Quadra São Simão e do DPO. Vale a pena dar um pulinho lá para conhecer o trabalhos destas mulheres incríveis que preservam este maravilhoso trabalho perpetuado de gerações em gerações Brasil afora.
Matéria exclusiva do Belford Roxo Noticias Online
Por: Rogerio Gomes
Fonte: Mariana L. Rodrigues/Inarra  Pesquisa

Postar um comentário

0 Comentários