Ticker

8/recent/ticker-posts

Secretário anuncia parceria para dar oportunidade a alunos do curso de meio ambiente em Belford Roxo.

BELFORD ROXO - O secretário de Meio Ambiente de Belford Roxo, Flávio Gonçalves, participou na última terça-feira (21/03) do I Fórum de Saneamento Básico do Curso Técnico em Meio Ambiente, promovido pelo Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Areia Branca. O evento contou com a participação de diversos especialistas, como Yoshiharu Saito (gestão ambiental e água) e o representante do Subcomitê Oeste da Baía de Guanabara, Alexandre Anderson. O Fórum, que termina na quinta (23/03), abordou temas como: “ Ressuscitando a Baía de Guanabara”, “Água: Necessidade e Realidade”, e “Sanear Para Melhorar”. Durante os debates, Flávio Gonçalves anunciou a parceria com o colégio para aproveitar inicialmente alunos do curso de Meio Ambiente na Secretaria. O seminário prossegue nesta quinta-feira (23/03).

Ex-aluno do Colégio estadual Presidente Kennedy, Flávio Gonçalves apresentou os programas ambientais da Secretaria, que vão de atividades interativas no ambiente escolar, passando por educando com horta, interação das atividades de monitoria com os projetos escolares, e ferramentas de educação ambiental que venham a contribuir no processo de aprendizagem.


“É um desafio assumir a Secretaria de Meio Ambiente, mas precisamos fazer a diferença. Nunca entendia como as gestões anteriores não desenvolviam um projeto para dar oportunidade aos alunos do curso de Meio Ambiente do Presidente Kennedy. A realidade hoje é outra e vamos começar a selecionar estudantes do curso para trabalhar conosco. Outra novidade é que já enviamos à Câmara de Vereadores a atualização do Código de Meio Ambiente, que será votada nos próximos dias”, arrematou Flávio Gonçalves, explicando que os alunos já preencheram uma ficha no colégio, que será analisada por técnicos da Secretaria. Posteriormente, os candidatos pré-selecionados passarão por entrevistas e dinâmicas de grupo até a escolha final.


A diretora do Presidente Kennedy, Cristiane Carvalho, vibrou com o anúncio da parceria, pois segundo ela, os alunos ganharão experiência com profissionais da Secretaria. “Eles irão aprender na prática e esse conhecimento é muito importante. A iniciativa da Prefeitura é inédita no município”, avaliou a diretora, lembrando que o curso técnico de Meio Ambiente dura um ano e meio e conta atualmente com 90 alunos, divididos em três turmas.

Especialista em Gestão Ambiental e Água, Yoshiharu Saito exibiu um vídeo mostrando a luta pelo direito à água e diversos países, como a Bolívia, onde em 2000 a população de Cochabamba, terceira maior cidade do país, se revoltou contra o sistema de privatização da água. “No Brasil, a distribuição de água obedece a divisão de classes sociais: quem tem dinheiro é beneficiado com mais água”. Na Baixada Fluminense, muitas indústrias têm rede de água exclusiva, mas a população do entorno sofre com a seca, resumiu Saito, ao lado do secretário de Obras de Belford Roxo, Bruno Paes Leme.

A degradação da Baía de Guanabara foi abordada por Alexandre Anderson, que também é pescador. Segundo ele, a contaminação diminuiu em 80% a pesca. “As grandes indústrias despejam lixo tóxico nas águas da Baía, causando a mortandade de peixes. A população não percebe, mas estamos bebendo água com esgoto”, avaliou. Ex-aluna do Presidente Kennedy, a engenheira ambiental Isabel Simões emendou: “A Cedae gasta diariamente 15 toneladas de cloro para tratar a água do rio Guandu, cuja qualidade é baixa. A previsão é que só daqui a 20 anos a água melhore”, finalizou.
Fotos: Rafael Barreto/ Secom Prefeitura de Belford Roxo
Fotos: Rogerio Gomes

Postar um comentário

0 Comentários