Ticker

6/recent/ticker-posts

Buscando espaço no mercado de trabalho. Pesquisa da Fecomércio mostra que 48% dos empresários do setor vão contratar temporários.

Ivor entregou o currículo e foi selecionado para a vaga temporária
Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Com a proximidade do Natal e das festas de fim de ano há a necessidade de novas contratações. Segundo pesquisa da Fecomércio RJ, este ano 48% dos empresários do comércio mostraram interesse em contratar mão de obra temporária, 23% a mais que no ano passado. A estimativa é que sejam admitidos 17 mil temporários no Comércio de Bens, Serviços e Turismo no estado este ano, 13% a menos que as vagas oferecidas em 2014.

As vagas geradas nesta época do ano são uma ótima oportunidade para transformar um trabalho temporário em efetivo. Foi assim com Thaynara Gonçalves, 24, que começou a trabalhar em uma rede de restaurante no fim do ano de 2008 para ficar três meses. Ela foi efetivada e há dois anos é gerente. “Sempre fui pontual e me destaquei porque sempre fazia além do que me pediam”, contou.

O vendedor Ivor dos Santos, 24, também foi contratado sem ter a certeza de que ficaria na loja além dos três meses. “Em tempos de crise quando a disputa pela vaga é maior, é preciso se empenhar”, salienta. “Estamos sempre procurando quem se destaca e se compromete”, ressalta Cristiano Pereira, 32, gerente de loja de roupas masculinas. A vendedora Camila Alves, 26, foi a única contratada de 25 temporários. “Atingia as metas e contribuía muito para o grupo”, lembrou.

O especialista em Recursos Humanos Hugo Matos aconselha. “O temporário deve agir da mesma maneira que um contratado, e não pode de maneira alguma pensar que pode fazer o que der na telha, já que é um trabalho temporário. É importante se dedicar ao máximo, pois há chances de ser efetivado, ou até mesmo pode se tornar um período de experiência importante”, conclui.

É hora do primeiro emprego
O trabalho temporário é a chance de conseguir o primeiro emprego. Os jovens ainda sem experiência profissional, mas que estão em busca de uma oportunidade, têm uma boa chance de conseguir uma vaga e ingressar no mercado de trabalho. 

Os amigos Rafael Roubaud, 20, e Wallace Felipe, 21, já distribuíram os currículos em várias lojas. “Serei pai e preciso de um emprego, esta época é boa. Acho que vou conseguir uma vaga e vou me empenhar para ser efetivado”, diz Rafael. Wallace, por sua vez, garante que dará o máximo de si. “Quero me empenhar para ser uma boa experiência no meu currículo”.

Especialista em RH dá dicas
Na hora da entrevista é muito importante que o candidato compreenda como deve agir, principalmente em época de crise, quando as vagas são muito disputadas. Portanto, é importante que os profissionais saibam o que fazer nesta etapa tão importante do processo seletivo.

Ser pontual, conhecer a empresa e, se possível, até mesmo o entrevistador são pontos que ajudam na hora da conversa, segundo Hugo Matos. “O entrevistado deve conhecer um breve histórico da empresa onde está se candidatando, não deve se atrasar. Manter a calma e saber conversar são os primeiros passos”, salienta, acrescentando que o candidato deve também escutar o entrevistador tem para perguntar e responder com clareza.

Para Hugo, é preciso saber desenvolver um bom diálogo e mostrar quais são seus interesses na empresa que pretende trabalhar.“É importante sempre ser honesto e falar a verdade, pois a gente sempre descobre quem a pessoa realmente é durante o período de experiência, e fica muito feio quando descobrimos mentiras”, adverte o especialista<MC0> em Recursos Humanos.

Shoppings da Baixada oferecem vagas

TOP SHOPPING - 650 vagas
Lojas: Mercatto/Espaço Rubro Negro/Sonho dos Pés/South/Nicinha/Redley/Jamf/Tubbo/Riachuelo/Pilar Grill/Depp/Maha Man/Toulon/Tênis One/Casa & Vídeo/Cristal Grafitti/Vivo/Kik Calçados

SHOPPING GRANDE RIO
Lojas: Taco/Restaurante Romano/Sonho dos Pés/My Place/Dondokas/Azzemell 

CAXIAS SHOPPING 700 vagas
Os interessados devem entregar os currículos diretamente nas lojas. Entre as vagas oferecidas a maioria é para o cargo de vendedor. Mas há, também, oportunidades para gerente, caixa, estoquista, supervisor de loja e auxiliares.

O currículo deve conter todas as informações do candidato e a disponibilidade de horário.

Reportagem de Aline Cavalcante/ ODia

Postar um comentário

0 Comentários