Ticker

8/recent/ticker-posts

Sistema de Biometria como prova de vida estará disponível para aposentados do Rio até 2015.


INSS aceita transações bancárias com a palma da mão para validar cadastro no órgão

Aposentados e pensionistas do INSS que recebem os benefícios no Bradesco, Itaú e Caixa já podem contar com a biometria para fazer a prova de vida. O procedimento anual, exigido pela Previdência Social para validar o pagamento dos benefícios, é de responsabilidade dos bancos pagadores.

Pioneiro no uso da tecnologia de leitura das digitais ou retina como chave de acesso, o Bradesco já cadastrou 12 milhões de clientes nos últimos cinco anos, entre eles, aposentados e pensionistas. Desde então, o INSS aceitou a biometria como mecanismo de prova de vida.
Mecanismo será usado em 2013 com aposentados e pensionistas | Foto: Divulgação


Na prática, basta que o segurado faça uma única operação durante o ano em uma das máquinas de atendimento, dotadas com o dispositivo, para que ele comprove que o direito ao benefício previdenciário é válido e legal.

Desde o fim de 2011, o Itaú iniciou o cadastramento dos cartonistas, segurados que não são correntistas do banco e apenas recebem o benefício previdenciário pelo banco. Os clientes também estão sendo inseridos no sistema. Segundo a instituição, até o final de 2013, todos os caixas eletrônicos contarão com leitores biométricos.

A Caixa já está se adaptando à nova tecnologia. A biometria ainda não está disponível para clientes do Rio, mas a previsão é que até 2015 seja implantada em todas as agências no estado.

A instituição informou que em 2012 iniciou projeto-piloto de coleta biométrica para beneficiários do INSS na agência Chico Mendes, no Amazonas, e em agências da Baixada Santista (SP), com captura das digitais, foto e assinatura dos clientes. Em 2013, chegará a 500 agências e, até 2015, a biometria será implantada em todo o país.
Fonte: O Dia 

Postar um comentário

0 Comentários