Ticker

8/recent/ticker-posts

Senado: Universidades públicas deverão ter cursos especiais para idosos.

As universidades públicas serão obrigadas a oferecer cursos e programas de extensão para atendimento das pessoas idosas.

Projeto de lei com essa finalidade, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi aprovado ontem pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Agora, a proposta será enviada para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde será analisada em caráter terminativo.

De acordo com o projeto (PLS 344/12), as instituições de ensino superior públicas deverão oferecer os cursos por meio de atividades formais e não formais, tanto no modo presencial como a distância.

Cristovam argumenta que o percentual de idosos na população tem aumentado progressivamente, bem como a sua escolarização. Muitas universidades, observa, são sensíveis a tal realidade e já oferecem cursos de diversos tipos abertos à terceira idade.

Por meio de emenda, o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), deixou claro que a obrigatoriedade refere-se apenas às universidades públicas.

Paim afirmou que o idoso deve continuar ativo, mesmo após a aposentadoria. Para ele, a atividade mantém o idoso saudável e pode prolongar a sua vida. Ele sugeriu que as pessoas mais experientes, que já estão aposentadas, dediquem-se a trabalhos voluntários, leiam e viajem mais.
Fonte: Senado Federal

Postar um comentário

0 Comentários