Ticker

8/recent/ticker-posts

Neste Calorão...Especialistas explicam: É possível economizar energia mesmo usando ar-condicionado.


O ajudante de obras Geraldo Luiz de Brito escolhe um ar-condicionado.
Alívio nos dias quentes, o ar-condicionado é responsável por cerca de 45% do consumo de energia elétrica no verão. No entanto, mesmo quem não abre mão do aparelho pode reduzir a conta de luz. Com medidas simples, é possível economizar em até 30% os gastos com energia.

De acordo com Antônio Raad, especialista em eficiência energética da Light, manter o filtro do ar-condicionado sempre limpo já ajuda na economia. “No verão, como se usa muito o ar-condicionado, o filtro deve ser limpo toda a semana. Já no inverno, pode ser a cada quinze dias”.
A escolha do tipo certo de ar-condicionado para cada ambiente também é um fator que influencia na conta de luz, segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Quanto maior for o espaço e o número de pessoas que o utilizam, maior deve ser a quantidade de BTUs do aparelho.

Outra questão importante é a iluminação. Para o consultor Marco Quintarelli, ambientes que recebem muita luz do Sol devem ter aparelhos mais potentes. “É preciso estudar bem a necessidade, para evitar que haja desperdício de energia”, afirma.

Na hora de comprar um ar-condicionado, é preciso checar se o aparelho tem o selo Procel, que indica produtos com maior eficiência. Segundo Antônio Raad, aparelhos com este selo gastam até 30% menos energia. “Sai um pouco mais caro, mas em três meses a economia na conta de luz paga a diferença”, avalia.

INVENTOR DO AR-CONDICIONADO RECEBE HOMENAGENS

A temperatura no Rio de Janeiro tem chegado a 43 graus e os cariocas não imaginam mais suas vidas sem o ar-condicionado. O calor é tanto que o inventor do aparelho, o engenheiro americano Willis Carrier, vem recebendo homenagens nas redes sociais. No Facebook e no Twitter já foi sugerido até que o inventor seja canonizado pela Igreja Católica.
Foto de Willis Carrier compartilhada por admiradores no Facebook | Foto: Reprodução Internet
Foto de Willis Carrier compartilhada por admiradores no Facebook.

“Preparando abaixo-assinado pela canonização de Willis Carrier, inventor do ar condicionado”, brincou uma usuária do Twitter. “Solstício de Verão. Hora de começar aquela novena pra São Willis Carrier”, escreveu outro usuário.

No Facebook, uma foto do inventor foi compartilhada por milhares de usuários com os dizeres: “Você não sabe, mas ama esse homem”. As declarações são das mais variadas. “Sem Willis Carrier e sua bendita invenção estaríamos fadados à morte”, exagera a estudante Mariana Bard. “Só sei que tenho com Carrier um típico amor de verão. Sofro sem ele, só vivo para ele. No inverno, nem quero saber”, ironiza a empresária Angela Branco. “Só estou sobrevivendo graças à invenção de Carrier”, diz a professora Luiza Figueiredo.
Fonte: O Dia

Postar um comentário

0 Comentários