Ticker

8/recent/ticker-posts

Começa o mutirão de limpeza em Duque de Caxias; lixo recolhido será levado para Belford Roxo.

A Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Av.Presidente Kennedy), no Centro de Duque de Caxias, foi a primeira a ser limpa na operação emergencial Mutirão da Limpeza, na manhã desta sexta-feira. As montanhas de lixo estão sendo retiradas e, em seguida, o caminhão do Corpo de Bombeiros está lavando a área. Os caminhões com lixo estão sendo levados para a central de transbordo, no bairro Jardim Gramacho. A partir das 10h30m, o lixo recolhido já começará a seguir para o CTR Bob Ambiental, em Belford Roxo
.

Gerente de uma drogaria na Praça do Pacificador, Sabrina Cardoso disse que o estabelecimento precisou usar recursos próprios para fazer a limpeza da calçada:

- Os funcionários que estavam varrendo a rua e entrada da loja. Tivemos que pedir reforço para desratização, até porque somos uma drogaria. Nosso grande problema foi com mosca - conta.

Trabalham no mutirão 160 voluntários e 150 pessoas contratadas, sendo a maioria formada por ex-funcionários da Locanty que não receberam direitos trabalhistas. O Corpo de Bombeiros e a Secretaria estadual de Defesa Civil também apoiam a operação. A expectativa é recolher cerca de 10 mil toneladas de lixo da cidade em quatro dias.

Voluntários se preparam para limpar Caxias; expectativa é recolher 10 mil toneladas de lixo

Pelo menos 150 pessoas se reuniram na manhã desta sexta-feira, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, para a operação emergencial Mutirão da Limpeza, que pretende recolher cerca de 10 mil toneladas de lixo da cidade em quatro dias. Serão 160 voluntários e 150 pessoas contratadas, sendo a maioria formada por ex-funcionários da Locanty que não receberam direitos trabalhistas.

Os coletores contratados vão receber R$ 35 por cada um dos quatro dias de trabalho. Cerca de 80 caminhões vão atuar no serviço. Segundo Alexandre Cardoso (PSB), prefeito eleito da cidade, a verba para o pagamento partiu de empresários, empresas de ônibus e supermercados da cidade. A iniciativa também contou com doação de materiais de coleta.

Assim que chegou à Praça do Pacificador, Alexandre Cardoso se reuniu com os coletores e disse que vai criar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), quando assumir, para que dinheiro que seria pago a Locanty seja destinado ao pagamento dos funcionários:

- Não tem aqui uma promessa. Vamos criar uma comissão, fazer um TAC com MP (Ministério Público), auditar para saber se o serviço existiu e o resto a pagar a essa empresa que está saindo vamos separar um pedaço desse dinheiro e dar prioridade ao pagamento do trabalhador

A coleta vai começar nos corredores de trânsito e praças. O prefeito fez também um apelo à população para que recolha em sacos plásticos o lixo espalhado em frente às casas para facilitar o trabalho de coleta e não ateie fogo.
Fonte: Extra Online 

Postar um comentário

0 Comentários