Ticker

8/recent/ticker-posts

Centenário de Gonzagão: Parentes do "Rei do Baião" ainda moram em Belford Roxo.

Luís ‘Lua’ Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do baião. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Hoje se comemora o Centenário de Gonzagão e o Blog do Lote XV resolveu produzir esta homenagem ao Rei do Baião, principalmente porque está história esbarra em nós, através de ilustres moradores de Belford Roxo, ou melhor, do Lote XV, que são parentes diretos de Gonzagão, eu estou falando de Nina Severina ou "Nina Gonzaga" e sua família, ambos moradores da Rua Iporanga bem no centro do bairro.
Nina guarda relíquias da história de seu tio Gonzagão e é responsável pelo acervo do Centro Cultural Gonzaguinha, este ano ela tem participado de várias homenagens feitas a Gonzagão em todo o Rio como a homenagem realizada na Feira de São Cristovão e também por aqui no Lote XV (como mostra matéria realizada anteriormente pelo Blog do Lote XV) ela também já esteve a frente da Secretária de Cultura de Belford Roxo, e hoje coordena o Centro Cultural Dom Helder Câmara (antiga Quadra São Simão), espaço de eventos localizado no centro do Lote XV que pertence a Paróquia São Simão e que já foi palco de grandes festividades, Nina que é militante ativa do Movimento Social organizado já participou do Grupo Mulheres da Paz do Pronasci e segundo bastidores da Política Municipal fará parte do Governo do Prefeito Eleito Dennis Dauttmam. Parabéns Gonzagão, toda sua família e a cidade de Belford Roxo por ter moradores ilustres morando por aqui.
Matéria Exclusiva Blog do Lote XV.

Postar um comentário

0 Comentários