Ticker

6/recent/ticker-posts

"Sem Tetos" invadiram terreno no Bairro São Bento e foram retirados pela Polícia.

Durante a noite do dia 27 de novembro (sábado), vésperas do segundo turno em dezenas de cidades pelo país, cerca de 150 famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas -MLB-, ocuparam um terreno abandonado há cerca de 20 anos que não cumpre nenhum papel social no bairro São Bento em  cidade de Duque de Caxias e próximo a Faculdade FEUDUC.
Após 36 horas de ocupação, mesmo sem mandato judicial, aviso prévio, processo de reintegração de posse, o 15º Batalhão da Polícia Militar, chegou no terreno com 16 viaturas e iniciou o processo de despejo.
 As Famílias momentos antes do confronto com a Polícia.
Sem qualquer diálogo, a PM fez uso intenso de spray de pimenta, bombas de efeito moral, bala de borracha e cassetetes contra as famílias, mesmo sabendo da presença de crianças e idosos. Varias pessoas foram agredidas e 8 pessoas foram presas, sendo dois diretores da FENET: Carlos Henrique (Tesoureiro) e Juliana Costa (Diretora de Comunicação); Juliete Pantoja (Coordenadora nacional do MLB); Esteban Crescente (Diretor da UNE); Gabryel Henrici (Diretor de direitos humanos da UEE-RJ), Sandro Dias (Dirigente da Ocupação Eliana Silva - MG), Pedro Gutman (Diretor do CA Chico Mendes - Biologia UniRio) e Vaniewerton Ancelmo (Diretor do Sintnaval-RJ).
Além dos presos, o coordenador geral da FENET, Raphael Almeida, foi agredido junto de dezenas de militantes e a câmera do fotógrafo foi apreendida e o seu cartão de memória quebrado.

Exigimos junto do MLB a imediata interferência da Secretaria de Patrimônio da União e do Ministério das Cidades, no sentido de:

Entregar o terreno para as famílias.
Punição do comandante da PM na operação.

Segue uma parte da nota emitida pela Coordenação Nacional do MLB:
"Apesar do ocorrido, os participantes da Ocupação Sônia Angel permanecem de cabeça erguida e orgulhosos por terem enfrentado o poder da especulação imobiliária, do Estado burguês e da Polícia. Manifestações de apoio e solidariedade chegavam a todo instante dos moradores do bairro – que cederam a creche local para os desabrigados e doaram alimentos e manifestaram o desejo de ingressar no MLB –, e de outros movimentos e entidades sociais, como o Sindipetro-Caxias, a Central de Movimentos Populares (CMP) e o Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM).

As famílias da Ocupação Sônia Angel não desistirão de seu propósito de morar dignamente, e o MLB continuará levantando firme a bandeira da Reforma Urbana e socialismo como únicas soluções para o grave problema da moradia no Brasil."
Fonte: Fenet/Caxias Digital

Postar um comentário

0 Comentários