Ticker

8/recent/ticker-posts

SECRETARIA DO AMBIENTE LANÇA PAINEL PARA SOCIEDADE ACOMPANHAR METAS ASSUMIDAS NA RIO+20.


Secretário Carlos Minc lançou Painel de Controle da Rio+20.
Instrumento faz parte de roteiro de ações de desenvolvimento sustentável a serem implementadas no Estado do Rio de Janeiro

Com o objetivo de monitorar os compromissos de desenvolvimento sustentável assumidos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro na Rio+20, em junho, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, anunciou em outubro(30/10), para empresários e especialistas, a instalação do Painel de Controle.

O painel contém indicadores de desenvolvimento sustentável que servirão para o governo, iniciativa privada e a sociedade em geral acompanharem, de forma transparente, o cumprimento das metas de políticas públicas, assumidas na Rio+20, em direção a uma economia verde, no território fluminense, em dez áreas principais: mudanças climáticas, energia renovável, mobilidade, saneamento, resíduos sólidos, biodiversidade, agricultura e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.

Segundo Minc, ao criar o Painel de Controle, o Governo do Estado antecipa um dos principais objetivos acordados na Declaração do Rio de Janeiro, assinada, na Rio+20, por representantes de mais de 30 estados e regiões do mundo em prol da economia verde.

O Comitê de Desenvolvimento Sustentável, a ser criado por decreto estadual, terá participação das secretarias estaduais do Ambiente (SEA), Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), Planejamento (Seplag) e Casa Civil, com o objetivo de gerir de forma transversal políticas de desenvolvimento sustentável no Estado do Rio de Janeiro

Minc e Marilene Ramos durante Audiencia Pública do PAC2 em Caxias.
O saneamento foi outro item comentado pelo secretário, ao citar, como exemplo, o saneamento da Baía de Guanabara, um compromisso olímpico da cidade. “Temos que limpar 80% da Baía de Guanabara até 2016. De 2003 a 2012, conseguimos avançar nessa questão, ampliando de 12% para 36% o saneamento na Baía de Guanabara. Mas temos de avançar mais. Para isso, vamos construir Unidades de Tratamento de Rio (UTRs) na foz de cinco rios que chegam à Baía de Guanabara” (onde nós somos contemplados através do Rio Iguaçu que está sendo alvo de intervenções do Projeto Iguaçu PAC1 e 2), acrescentou. Leia matéria completa no link abaixo.
Fonte: Governo do Estado
Link: http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=1304206

Postar um comentário

0 Comentários