Ticker

8/recent/ticker-posts

Parques Inundáveis: Uma solução para impedir construções irregulares e o controle de inundações nos Municípios da Baixada.

Projeto da Ciclovia à ser construída pelo INEA no Lote XV.
Os números são provocadores. A cada ano, morrem mais de três milhões de pessoas por causas relacionadas à má qualidade da água; outras 844 milhões simplesmente carecem de acesso ao elemento fundamental à vida.

Se, por um lado, a falta de água é um dos maiores dramas socioambientais de nosso tempo, por outro, o excesso dela, ou seja as Enchentes, também pode ser o infortúnio de muitas vidas. “E a população da Baixada Fluminense sabe muito bem disso”, ressaltou o engenheiro Paulo Canedo de Magalhães, do Laboratório de Hidrologia do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Parte da solução
Queimados também realizará obras de recuperação ambiental.
Pesquisadores da Coppe trabalham na continuidade de uma ideia que vem se mostrando eficaz para a amenização dos problemas de inundação que a Baixada Fluminense enfrenta. É o Projeto Iguaçu, idealizado para ser um mecanismo de controle de inundações e recuperação ambiental das bacias hidrográficas dos rios Iguaçu/Botas e Sarapuí.

A área abrange 726 quilômetros quadrados, onde vivem 2,5 milhões de pessoas espalhadas por seis municípios (Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias).

Bairro São Bento com obras previstas no PAC 2.
As frequentes inundações, que geralmente chegam com as chuvas de verão, são agora amenizadas por um conjunto de iniciativas de gestão e engenharia. Drenagem, Barragem, Reflorestamento de encostas, Recuperação de Nascentes são algumas das obras que estão fazendo a diferença por lá.

Previsão é que PAC2 poderá ultrapassar os 1,5 BILHÕES em obras.
Margens de rios passaram a contar com urbanização mais inteligente: em vez de casas suscetíveis aos períodos de cheia, agora os locais são ocupados com Parques Inundáveis, Avenidas-Canal e Áreas de mata ciliar. Nos períodos chuvosos, esses novos espaços permanecem inalterados; em tempo bom, tornam-se áreas de lazer para a população local. Um grande Parque Inundável será construído entre os Bairros Juremão e o Parque Amorim passando pelo Bairro do Jardim Brasil, onde o Governo do Estado prevê a instalação de uma Ciclovia, Quadras Poliesportivas, Campos de Futebol, Áreas de Recreação, Canalização em Gabião do Canal do Outeiro e o mais esperado o Circuito de Competições Olímpicas de Motocross e Bicicross, além de comportar as águas das chuvas, o parque impedirá a ocupação da área para novas construções assim mantendo uma maior segurança para a população da região. 

Observando o êxito do projeto, o governo do Espírito Santo já sinalizou interesse em adotar os mesmos procedimentos. Negociações estão a caminho e em breve os capixabas também deverão ser beneficiados pela estratégia desenvolvida na Coppe.
Fonte: Coppe/Ufrj/Inea/CLA/Lote XV

Postar um comentário

0 Comentários