Ticker

6/recent/ticker-posts

Novos prefeitos encaram desafios de futura gestão.



Saúde, dívida pública e Educação são os temas que mais preocupam Nelson Bornier, Alexandre Cardoso e Dennis Dauttmam, vencedores em suas cidades no segundo turno.

Rio - São mais de meio milhão de votos e uma enorme responsabilidade. Nas três cidades da Baixada onde houve segundo turno, os prefeitos eleitos — Dennis Dauttmam (PCdoB), em Belford Roxo, Nelson Bornier (PMDB), em Nova Iguaçu, e Alexandre Cardoso (PSB), em Duque de Caxias, — conquistaram, somados, 572.524 votos. Eles apostam na parceria dos governos estadual e federal para solucionar os principais problemas da região. PCdoB, PMDB e PSB formam a base aliada tanto do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), quanto da presidenta Dilma Rousseff (PT).

A saúde é o calcanhar-de-Aquiles da maioria dos futuros prefeitos. A situação é tão grave que dois dos eleitos no segundo turno — Bornier, em Nova Iguaçu, e Alexandre Cardoso, em Duque de Caxias — vão instalar, a partir de janeiro, gabinetes dentro de unidades hospitalares. Bornier vai governar do Hospital da Posse, e Cardoso, do Hospital Duque. Alessandro Calazans (PMN), eleito no primeiro turno, em Nilópolis, também instalar gabinete provisório dentro de um hospital municipal: o Juscelino Kubitschek.

Alexandre Cardoso (esq.) planeja priorizar a Educação em Duque de Caxias. Bornier garante que vai avaliar gestão no Hospital da Posse, em Nova Iguaçu. Dennis Dauttmam (dir.) vai rever contrato de limpeza urbana em Belford Roxo | Foto: Estefan Radovicz e Marcelo Regua / Agência O Dia

Em Duque de Caxias, o prefeito eleito, Alexandre Cardoso, que derrotou Washington Reis (PMDB) no segundo turno, elege a educação como uma de suas prioridades. A reforma de escolas e a construção de quadras esportivas e laboratórios de informática são algumas das propostas que ele promete colocar em prática durante sua gestão. “O aluno precisa estar motivado. Como ele vai ficar motivado se a escola onde estuda tem vazamento, não tem ar-condicionado, não tem quadra. Como o aluno e o professor vão ficar motivados?”, indaga Cardoso.

‘Limpeza em Belford Roxo’
Para o prefeito eleito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam (PCdoB), a limpeza urbana é o principal problema a ser enfrentado. “A cidade está tomada de lixo. Vou rever o contrato com a empresa (Locanty). Não vou deixar a cidade tomada de imundície e mosquitos”, disse.

Dauttmam afirmou que já se reuniu com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e nesta semana vai a Brasília, onde se encontrará com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “O hospital municipal Joca é outra prioridade. Vou modernizar a unidade e implantar o centro cirúrgico”, explica.

Dennis Dauttman revela que tem expectativa de fazer um bom governo, sobretudo porque foi o primeiro prefeito eleito pelo PCdoB que vai governar uma cidade fluminense com mais de 200 mil habitantes. “A responsabilidade é grande”, diz. Leia matéria completa no link abaixo.
Fonte: O Dia
Link: http://odia.ig.com.br/portal/rio/o-dia-baixada/novos-prefeitos-encaram-desafios-de-futura-gest%C3%A3o-1.510681

Postar um comentário

0 Comentários