Ticker

6/recent/ticker-posts

Duque de Caxias apresenta Plano de Contingência para enchentes.

Técnicos montaram um pluviômetro na sede da Defesa Civil. 
A Secretaria Municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias divulgou nesta semana o Plano de Contingência elaborado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para enchentes e deslizamentos.

Em caso de inundações poderão ser mobilizadas 37 instituições, entre órgãos estaduais e municipais, concessionárias de serviços públicos e clubes de serviço.

“O Plano de Contingência estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos e dos voluntários cadastrados nas áreas de risco na resposta a emergências e desastres naturais. Nele estão acertadas ações de socorro, ajuda humanitária e recomposição dos locais afetados”, destaca o secretário Francisco Alves Neto.

O Plano Municipal de Redução de Riscos está sendo elaborado pela empresa Regea Geologia e Estudos Ambientais e deverá estar concluído até março do ano que vem. Para sua elaboração, o geólogo responsável, Oswaldo Yujiro, conta com informações do relatório de mapeamento elaborado pelo Serviço de Geologia do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM) com ajuda da Defesa Civil de Duque de Caxias.O município de Duque de Caxias passou por situações graves nos períodos de chuva forte, principalmente nos bairros e comunidades do segundo distrito. A região sofre há décadas com crescente urbanização que trouxe muitos problemas de infraestrutura urbana. “A ocupação desordenada é uma das principais causas de enchentes, não só em Duque de Caxias como em todas as cidades da Baixada Fluminense. O problema com inundações requer uma ação conjunta do poder público e da sociedade”, explica o documento encaminhado pela Defesa Civil local a todos os envolvidos.
Fonte: Prefeitura de Duque de Caxias

Postar um comentário

0 Comentários