Ticker

8/recent/ticker-posts

Bird alerta contra aquecimento global. Na Baixada encontros discutirão o Meio Ambiente e o Saneamento Básico.

Os mais pobres sofrerão mais e o desenvolvimento será impossível sem levar em conta políticas para se adaptar à mudança climática. Essas são as principais conclusões de um estudo a ser divulgado hoje pelo Banco Mundial (Bird) sobre o que pode acontecer no mundo se a temperatura média global, em 2100, aumentar 4°C.

"O estudo revela, em primeiro lugar, que a ciência é inequívoca", disse o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, antes de começar a listar o que já está acontecendo: a temperatura global média já aumentou 0,8 °C em relação aos índices pré-industriais e os oceanos aqueceram 0,9 °C desde 1950. Kim lembrou que as promessas que existem hoje, de corte de emissões de gases-estufa feitas pelos países, levam o planeta a uma trajetória de aquecimento de 3°C em 2100, mesmo se cumpridas à risca.

"Sabemos que a meta de chegar a 2°C de aquecimento adotada pela comunidade internacional já trará sérios danos e riscos, particularmente aos países mais pobres e vulneráveis", disse o coreano que assumiu o Banco Mundial em julho, depois de ter sido indicado pelo presidente Barack Obama. Lembramos que segundo estudo do BID: 
Custo do aquecimento global na América Latina é de US$ 100 bi ao ano, estudo adverte que região sofrerá prejuízos anuais até 2050 se medidas preventivas não forem tomadas.

Esta semana acontecerão encontros em alguns municípios da baixada, onde governo, especialistas, entidades sociais e sociedade civil, discutirão a questão do meio ambiente, onde o saneamento básico terá um atenção especial para a formulação de estudo regional através do diagnóstico produzido nas oficinas que acontecerão durante os encontros. Os encontros são abertos e gratuitos e toda a sociedade está convidada - Blog do Lote XV.
Fonte:Valor Econômico/Controle Social Projeto Iguaçu

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/internacional/2907650/bird-alerta-contra-aquecimento-global#ixzz2CgGOojas
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,custo-do-aquecimento-global-na-america-latina-e-de-us-100-bi-ao-ano-diz-bid,882294,0.htm

Postar um comentário

0 Comentários