Ticker

8/recent/ticker-posts

Ao Ministério Público, empresa alega cansaço de funcionários ao justificar serviço ruim de coleta de lixo em Belford Roxo.

A comerciante Marisa Barbosa olha, Parque São José
em Belford Roxo Foto: Extra / Cintia Cruz

Há algo de sujo na prestação de um serviço básico para a população de Belford Roxo, e não vem necessariamente do lixo que ficou espalhado pelas ruas nas últimas semanas. Negligência e omissão fazem parte dos bastidores de um problema que se arrasta desde novembro de 2011 na cidade — quando o Ministério Público (MP) começou a receber as primeiras reclamações de moradores sobre a coleta de resíduos.

Naquele mês, as denúncias chegaram de 21 bairros, entre eles o do próprio prefeito Alcides Rolim, o Centro. Quatro meses depois, procurada pelo MP, um representante da Locanty — empresa contratada pela prefeitura — confirmou os problemas no serviço e alegou, entre outros motivos, uma desculpa inusitada: seus funcionários esta riam “cansados”.

A prefeitura, segundo uma ação civil do MP, não só não multou a Locanty, como renovou, pela terceira vez consecutiva, um contrato cujos valores não divulgou até agora. Detalhe: o governo — que já tinha detectado uso de quantidade inferior de caminhões estabelecida em contrato — informou ao MP que enviara à empresa ofícios cobrando providências.

— Na semana passada, recebi, entre quarta e quinta-feira, 80 representações. A Justiça mandou que fosse feita uma vistoria nesta quarta-feira. Há uma negligência completa dos envolvidos — afirmou o promotor Sandro Machado.

Na semana passada, a Justiça concedeu liminar ao MP que obriga a Locanty a ceder caminhões e mão de obra à prefeitura para que assuma a limpeza. Isso porque o município rompeu o contrato, finalmente, há algumas semanas. No período eleitoral, a coleta de lixo piorou ainda mais, o que criou problemas ao atual prefeito, candidato derrotado à reeleição.

— A prefeitura prorrogou o contrato mesmo com o serviço inadequado — disse o promotor Sandro Machado.

Nesta terça-feira, no bairro Parque São José, das lixeiras que se espalhavam ao longo da Avenida Aníbal da Mota, a que se formou na esquina da Rua Apeíba era a que chamava mais atenção:

— Essa esquina tem mais lixo porque as pessoas de outras ruas vem jogar aqui. Mas o caminhão da coleta nunca teve dia certo, mesmo antes desse problema — diz a comerciante Marisa Barbosa.

Governo diz que vai fazer licitação

A Prefeitura de Belford Roxo informou que, “considerando a queda da qualidade do serviço no final de 2011”, optara por realizar a licitação em abril deste ano. Todavia, “dificuldades técnicas na formação da licitação (...) levaram a que a prefeitura prorrogasse mais uma vez os contratos da Locanty”.

A prefeitura disse que a Locanty deixou de apresentar certidões negativas e, então, rompeu o contrato recentemente, depois que o serviço prestado piorou muito no período eleitoral. O município diz que está preparando nova licitação. Já a Locanty não quis se pronunciar.
Fonte: Extra OnLine

Postar um comentário

0 Comentários